EnglishEspañolPortuguês

Vidas em risco: Moscou pretende transferir mais de 12 mil cães de abrigos para um só local

16 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Mia Stefania  (da Redação)

Segundo ativista, metade dos animais poderia morrer a caminho do novo abrigo (Foto: RFE/RL)

Ativistas pelos direitos animais em Moscou estão revoltados com um plano de transferir todos os cães vítimas do abandono de vários abrigos da capital da Rússia para um abrigo localizado a uns 200 km de distância, conforme reporta a RFE/ RL Russa.

O conselho municipal de Moscou pretende transferir por volta de 12 mil cães de vários abrigos de Moscou para um canil construído especialmente para isso em Yaroslav Oblast, na parte Norte Leste da cidade.

Os ativistas alegam que é cruel transferir e juntar tantos animais em um só lugar.

Alguns ativistas levaram seus próprios cães para participar do protesto (Foto: RFE/RL)

Em protesto a essa medida, cerca de 100 ativistas se juntaram em frente à presidência de Moscou no dia 12 de outubro para protestar contra o plano.

Os ativistas escreveram suas exigências de “não implementar o plano de deportação de animais de Moscou a Yaroslav Oblast” em cartões postais com fotos de animais.

Alguns ativistas levaram seus próprios animais para o protesto. A polícia permitiu que os ativistas entrassem de três por vez no gabinete presidencial para lá deixarem suas exigências por escrito.

Yelena Nadezkhina, do Centro de Informações de Resgate Animal em Moscou, contou ao RFE/RL que metade dos cães iria certamente morrer a caminho do novo abrigo. “Não é possível manter aquele número de animais em um único abrigo. Há um risco de mutação de vírus e os cães estarão sempre doentes” – diz Nadezkhina.

Nadezkhina contou que os ativistas organizaram um protesto semelhante em frente à prefeitura de Moscou no dia 20 de setembro, mas “o prefeito não nos ouviu”, declarou.

Nadezkhina afirmou que os ativistas vão continuar lutando para dar um fim ao plano de “deportação dos cães”. Ela disse que os oficiais de Moscou não entendem o significado de direitos animais.

Você viu?

Ir para o topo