EnglishEspañolPortuguês

Polícia Ambiental apreende 342 ovos de tartaruga no Porto de Manaus (AM)

13 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Tartarugas e ovos estavam escondidos em caixas (Foto: Divulgação/Polícia Ambiental)

Uma ação de rotina da Polícia Ambiental, realizada no início da noite desta quarta-feira (12), resultou na apreensão de 342 ovos de tracajás e mais três tartarugas dessa mesma espécie, no Porto Privatizado de Manaus. Eles vinham em uma embarcação identificada como ‘Arcanjo’, proveniente de Boa Vista dos Ramos, a 269 km da capital.

De acordo informações do cabo Carlos Samuel , da 2ª Companhia Fluvial do Batalhão, os animais foram encontrados em situação de maus-tratos. “Os animais estavam amarrados com fios de barbante, enrolados em sacolas plásticas e dispostos em caixas, juntamente com os ovos”, informou.

Na avaliação do policial, trata-se de uma tentativa de camuflar a presença dos animais, durante as abordagens de rotina dos militares da Companhia. “Suspeitamos logo no início do procedimento de ‘varredura’ feito na embarcação, por conta do odor dos tracajás”, disse.

Policiais encontraram animais em situação de maus-tratos (Foto: Divulgação/Polícia Ambiental)

Wilson Roberto Almeida, de 29 anos, e Maria Edineuza Fonseca, de 34 anos, identificados pela Polícia Ambiental como o responsável e a conferente de carga da embarcação, respectivamente, foram conduzidos ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

“Eles podem responder pelo crime de maus-tratos a animais, conforme o artigo 32, da Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que trata de crimes ambientais”, destacou Samuel. A pena, conforme a legislação, é de detenção, de três meses a um ano, e multa.

No 1º DIP, onde foi feito um termo circunstancial de ocorrência, o casal prestou esclarecimento e já foi liberado.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo