EnglishEspañolPortuguês

Onça parda que apareceu na zona norte de SP fugiu de queimada

13 de outubro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
Reprodução de imagem TV Globo

A onça parda que apareceu no quintal de uma casa na Rua Capitão Oliveira Carvalho, no Jardim Rincão, na Zona Norte de São Paulo, saiu do Parque da Cantareira para fugir de uma queimada. Na semana passada, uma parte da mata pegou fogo. O animal, um macho de apenas um ano, 25 quilos e 1,60 metro de comprimento (medido da ponta da cauda ao nariz), foi resgatado pelos bombeiros e pela Polícia Ambiental na madrugada desta quinta-feira, por volta de 3h, depois de ser acuado pelo cachorro da família. Esta é a segunda onça que aparece em área habitada em pouco mais de duas semanas na Grande São Paulo. A primeira foi resgatada em cima de uma árvore em Franco da Rocha, município vizinho à capital.

No Jardim Rincão, os moradores dormiam quando ouviram o cachorro latindo. Acordaram a viram a onça no quintal. O cachorro ficou latindo por cerca de uma hora e manteve a onça acuada em um canto. Na frente da casa há um muro e um portão, que estava fechado.

– Meu filho ligou falando que tinha uma onça aqui no quintal. Eu não acreditei. Eu subi na laje, foi quando eu me deparei com uma onça no meu quintal – contou.

– Liguei para os bombeiros, cinco, seis vezes, o bombeiro demorou para chegar.

Laçada pelos bombeiros, a onça deu trabalho para entrar na gaiola, mas não chegou a ser sedada. Como não tinha ferimentos, a Polícia Ambiental a manteve até a manhã desta quinta-feira. Às 8h, a onça foi entregue ao Zoológico de Guarulhos, onde recebeu os primeiros cuidados.

– Anestesiei e cuidei dele – diz Fernanda Magalhães, veterinária do Zoo.

Segundo Fernanda, a onça está com carrapatos e pulgas – estas últimas provavelmente adquirida pela presença de animais domésticos. Foram coletados sangue e urina para exames laboratoriais e foi instalado um microchip para identificação do bicho. Até meio dia, a onça ainda estava dormindo devido à sedação.

Depois que observar o comportamento da onça, para ver se ela se alimenta e se não tem outros problemas, os profissionais do Zoo vão discutir com autoridades onde soltá-la. Fernanda afirmou que o tempo de cativeiro tem de ser pequeno, para que o animal não perca o instinto, que lhe garante vida em liberdade.

A onça encontrada em Franco da Rocha também foi cuidada pelo Zoo de Guarulhos e libertada do Parque Estadual do Juqueri.

A queimada precipitou a saída do animal da mata, mas a pressão urbana torna cada vez mais difícil a vida dos animais silvestres. Mauro Sérgio Norberto, da Polícia Ambiental, explica que a onça parda, também conhecida como sussuarana, é endêmica da Grande São Paulo. Por incrível que pareça, o animal consegue sobreviver nos fragmentos de floresta que continuam em pé, como a Serra da Cantareira, o Parque Anhanguera, o Parque do Jaraguá e o núcleo Krukutu, na região de Parelheiros, na área da Serra do Mar, onde também há aldeia de índios – uma das duas únicas da cidade.

Norberto explica que as onças vivem sozinhas. No caso das duas onças resgatadas, elas estão justamente na fase de “adolescência”, quando buscam espaço próprio. As onças vivem sozinhas, não em bandos, e só se encontram para acasalar. Cada indivíduo da espécie precisa, para viver apertado, de um espaço de 10 km/2.

E o espaço está cada vez menor para os animais.

– Quando o filhote cresce ele não pode permanecer no território dos pais, que já dominam aquela área. Por isso, têm de achar um novo espaço – diz o policial.

Animal de hábitos noturnos, a onça achada em Franco da Rocha já havia sido vista por moradores. A Polícia Ambiental orienta que os bombeiros ou a Polícia Ambiental sejam acionados pelo telefone 190. Na área urbana, os bichos ficam acuados. A primeira reação deles é fugir, mas não está descartada a possibilidade de morder alguém.

Fonte: O Globo 

Você viu?

Ir para o topo