EnglishEspañolPortuguês

Morcegos se orientam usando rápidos músculos vocais

13 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Os cientistas chamam de “zunido final” o último som ouvido por um inseto antes de ele ser comido por um morcego. Esse som de ecolocalização –sistema de sonar que pode ser usado para rastreamento de uma presa– tem um ritmo acelerado de até 190 “zunidos” por segundo e também serve para navegação.

Nunca se soube exatamente como esse som é produzido de forma tão rápida, mas agora os cientistas relatam que os morcegos conseguem emiti-los graças a músculos vocais que funcionam a alta velocidade. Eles seriam os primeiros mamíferos conhecidos a possuir esse tipo de músculo.

Apesar de muito frágeis, tais músculos se contraem cem vezes mais rápido do que os humanos. Além disso, a velocidade supera ao músculo mais rápido dos humanos, que fica nos olhos.

Velozes

Os músculos mais rápidos descobertos até hoje pertencem a pássaros cantantes, a cobras cascavel e a certos tipos de peixes –todos utilizam na produção de sons.

Pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca e da Universidade da Pensilvânia queriam verificar se esses músculos também estavam presentes nos mamíferos, o que os levou a observar morcegos da espécie Myotis daubentoni, encontrada em toda a Europa e a Ásia.

“Pensei que, se os encontrássemos em mamíferos, eles seriam os morcegos”, afirmou o autor do estudo, Coen Elemans, professor adjunto da Universidade do Sul da Dinamarca. “Quando o animal caça presas que se movem rapidamente e tentam escapar, é muito importante produzir esses sons a um ritmo bem acelerado’.’

No estudo, publicado na revista “Science”, Elemans e seus colegas registraram os sons dos morcegos e determinaram o momento em que o eco chega aos ouvidos deles.

Os cientistas descobriram que os cérebros dos morcegos processam os sons ainda mais rápido do que seus músculos podem gerá-los.

Em alguns casos, são processados 800 sons por segundo, antes que as emissões comecem a se sobrepor aos ecos, causando confusão.

Fonte: Jornal Floripa

Você viu?

Ir para o topo