EnglishEspañolPortuguês

Lago Norte, em Londrina (PR), registra nova mortandade de peixes

12 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Lago Norte, em Londrina (PR), novamente amanheceu com vários peixes mortos nesta terça-feira (11). Em julho, o local já havia registrado mortandade dos animais por lançamento de esgoto irregular, segundo laudo elaborado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O alto índice de clorifórmios fecais e bactérias causou a destruiçao em massa.

Por meio da assessoria de imprensa, o IAP informou que já recebeu a denúncia. Fiscais do órgãos foram ao local e colheram amostras para realizar testes laboratoriais e tiraram fotos. Eles encontraram características bem próximas às registradas no primeiro acidente. A morte se daria sempre após chuvas fortes e é possível se notar uma espuma branca.

Em julho, quando aconteceu o primeiro problema, IAP e Secretaria Municipal do Ambiente foram notificadas. Após uma reunião no Ministério Público, foi decidido que o órgão estadual daria continuidade às investigações e verificaria se a tubulação das casas estava feita de maneira que não propiciasse o vazamento de esgoto.

À época, os moradores da região reclamavam do forte odor. Segundo a assessoria do IAP, um trabalho do órgão e da Sanepar mostra que no local há ligações clandestinas de esgoto, mas é difícl descobrir a fonte do material. Não é possível afirmar se o esgoto foi o causador da morte dos peixes, mas há uma forte possibilidade.

O laudo final deve ser elaborado entre 15 e 20 dias.

Fonte: o diário

Você viu?

Ir para o topo