EnglishEspañolPortuguês

Animais silvestres refugiam-se cada vez mais nas cidades e subúrbios

12 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana  (da Redação)

Foto: Susan Tusa/Detroit Free Press

Raposas entram no galinheiro em Warren. Faisões pousam em uma estação de trem abandonada em Detroit. Perus acompanham pedestres no meio da Midland. E uma aflita mamãe pata grasna perto de uma boca de lobo em Bay City, recusando-se a deixar seus filhotes com os funcionários do Departamento de Recursos Naturais dos EUA.

Animais normalmente considerados silvestres são cada vez mais comuns nas cidades, apesar da cruel matança de cervos e da caça aos coiotes, informou o jornal Detroit Free Press.

Outubro a novembro são os dois meses em que mais acontecem acidentes de trânsito com cervos em Michigan. E o número de batidas tem crescido: mais de 23% em Wayne County, 18% em Oakland, 10% em Macomb entre 2004 e 2010, de acordo com a polícia de Michigan.

Embora não existam registros oficiais, especialistas em vida silvestre dizem que está crescendo o número de animais deste tipo que se abrigam em lugares como campos de golfe e debaixo dos alpendres das casas abandonadas dos subúrbios.

“Acho que o maior segredo de Warren é a quantidade de cervos que temos”, contou o prefeito da cidade, Jim Fouts. “Temos nos surpreendido com a quantidade de animais que existem no município.”

Duas raposas devem ter pensado que estavam vivendo em um céu forrado de pele, aninhadas em um cercado. Mas o proprietário do galinheiro reclamou e o resultado é que as raposas foram removidas para uma área rural em Macomb County.

Ninguém sabe exatamente se o número de animais silvestres nas cidades, mas especialistas concordam que raposas e outros animais que as pessoas pensam que são moradores da zona rural estão se tornando comuns em áreas urbanas. E uma vez que os animais percebem que há abundância de comida e de uma forma relativamente segura, eles tendem a permanecer nessas regiões.

“Se eles percebem que não precisam temer os humanos, eles se adaptam muito facilmente”, disse Adam Bump, especialista do Departamento de Recursos Naturais de Michigan.

Campos de golfe, parques, leitos de rios e áreas com arbustos próximas a estradas oferecem o habitat ‘ideal’ nas cidades.
Uma vez nas cidades, animais arrumam onde se abrigar em prédios abandonados, nos vãos das varandas, decks e porões. Mas as consequências disso são caras: colisões com automóveis podem custar a vida de um animais humanos e não-humanos.

Você viu?

Ir para o topo