EnglishEspañolPortuguês

Nova Zelândia anuncia pior catástrofe ecológica marítima do país

11 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

O acidente com um navio encalhado na baía turística da Nova Zelândia, que começou a vazar petróleo e a contaminar um verdadeiro tesouro marinho habitado por baleias e golfinhos em Tauranga, na ilha do Norte, é a “pior catástrofe ecológica marítima” da história do país, declarou o ministro neozelandês do Meio Ambiente, Nick Smith.

“A quantidade de combustível que foi derramada nas últimas 24h é cinco vezes superior a quantia que vazou no início”, disse o ministro do Meio Ambiente, Nick Smith.

Meninas observam peixe morto coberto por óleo despejado após o vazamento do navio MV Rena, na praia de Tauranga Foto: AP

O casco avariado no nível da proa pode se partir e liberar 1.700 toneladas de combustível sobre recife Astrolabio, famoso pela riqueza da fauna e flora, a 22 km do porto de Tauranga.

As camadas de combustível chegaram à costa na segunda-feira, na praia de Mont Maunganui, um centro turístico da baía de Plenty, onde vivem baleias, golfinhos e aves marinhas.

Muitos pássaros já morreram, enquanto pinguins são atendidos em centros para animais que podem se ver saturados em pouco tempo.

Com informações do Terra 

Você viu?

Ir para o topo