EnglishEspañolPortuguês

Mais denúncias de zoológicos: Morte de ursa em Araçatuba e abandono de animais em Taboão da Serra

11 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Duas crianças de 11 anos da cidade de Araçatuba (SP) nos denunciaram, há alguns dias, a situação desesperadora dos animais no zoológico da cidade. Leia reportagem aqui. Elas estão atentas ao estado dos animais no zoológico e à proposta da Prefeitura de reforma do zoológico, usando uma verba pública de cerca de R$ 1,5 mil. E novamente nos passaram uma informação que merece ser registrada: foi confirmada a morte da ursa que vivia no zoológico há cerca de dois meses, conforme já havia sido denunciado pelas crianças semanas antes. As crianças estiveram no zoológico e fizeram um relato, do qual publicamos alguns trechos:

“É com muita tristeza que ficamos sabendo da morte da ursa no zoológico de Araçatuba. Estivemos lá no sábado dia 03/09/11 e não a vimos. Perguntamos ao guarda e ele nos deu a triste notícia que ela morreu 20 dias antes. (…) PRECISAMOS SALVAR ESTES ANIMAIS, chega de sofrimento. Precisamos levá-los para áreas maiores, onde fiquem mais livres sem serem aprisionados em jaulas. ESTES ANIMAIS MERECEM UMA 2ª CHANCE, EM UM AMBIENTE MAIS LIVRE E MENOS DEGRADANTE!!! Como sempre a população não é ouvida. Tomaram a decisão por si sobre a permanência do mesmo (zoológico). Com tanto dinheiro, seria bem melhor um parque onde as pessoas pudessem passear, descansar, fazer caminhadas, atividades físicas, pois como relatamos antes, Araçatuba não tem um espaço destes. (…)”

Outra denúncia muito importante recebido foi a da situação crítica do zoológico de Taboão da Serra, conhecido como Parque das Hortênsias. A seguir trecho do depoimento recebido pelo canal Fale Conosco. Nossa orientação foi de denunciar o caso a imprensa local e nacional e também ao Ministério Público e fazemos nosso papel denunciando o caso em nossos canais de comunicação.

“ (…) Gostaria de uma orientação para poder ajudar os animais do Mini Zoológico Parque das Hortências, aqui em Taboão da Serra. A situação dos animais é deplorável, estão morrendo literalmente de fome. Já denunciei ao Ibama e a Policia Ambiental, mas até o momento nada foi feito. O leão nem consegue levantar mais, os tigres gritam de fome, são super inquietos, já morreu alguns animais de fome mesmo. (…) Me disseram que a verba do zoológico está sendo desviada, por esse motivo eles não tem o que comer. No meu ponto de vista esses animais teriam que sair daqui, principalmente os felinos, que precisam de muita alimentação. Estou esperando a hora dos tigres começarem a se comer e o leão morrer inerte de fome. Pra se ter uma ideia, os macaquinhos estendem suas mãozinhas desesperados para que alguém dê comida a eles. (…)”

Fonte: GAP 

Você viu?

Ir para o topo