EnglishEspañolPortuguês

Cães de canil fechado pela polícia ainda não podem ser adotados

10 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/EPTV

Os animais encontrados presos em um canil na Vila Carvalho, em Ribeirão Preto (SP), na última quinta-feira (6), ainda não podem ser adotados. Os cães permanecem no mesmo local, sob a tutela do tratador Valdemir Gomes Lima e da veterinária Patrícia Torrieri, indicados pela polícia.

Veja as fotos da ação

A chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Eliana Collucci, afirma que apenas um juiz pode destituir a guarda dos cães. “Apesar de responder por maus tratos, ele deve continuar com os animais. Para isso, precisará corrigir todos os problemas encontrados pela polícia e pela Vigilância Sanitária”, afirma.

De acordo com Viviane Alexandre, advogada da Associação Vida Animal (AVA), a Lei de Crimes Ambientais não permite flagrantes. Por esse motivo, o proprietário do canil, Júlio Cesar Rocha Fernandes de Matos, responde pelo crime em liberdade.

Ele deve prestar depoimento na manhã desta terça-feira (11).

Adoção

Os 21 cães passaram por exames clínicos para identificar a real situação de cada um. Cinco animais foram diagnosticados com erliquiose – doença transmitida por carrapato – mas já foram medicados. “O tutor está cooperando, inclusive comprou as rações e os medicamentos indicados. Agora queremos colocar alguns desses animais para adoção”, diz a presidente da AVA, Maria Cristina Dias. “Mesmo assim, não é qualquer pessoa que poderá adotá-los. Esses animais foram criados para segurança. Apesar de estarem desnutridos, alguns são muito bravos”, completa.

Os possíveis interessados na adoção dos cães podem se inscrever no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), pelos telefones 3628-2015 ou 3628-2778.

Fonte: EP Ribeirão

Você viu?

Ir para o topo