EnglishEspañolPortuguês

Grupo resgata animais atingidos por intervenção humana em Teresina (PI)

8 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Nas diversas intervenções físicas do Projeto Lagoas do Norte (PLN) nos bairros São Joaquim, Matadouro e Olarias, foi identificado que as intermediações das lagoas são o habitat de várias espécies da fauna aquática e terrestre. Com objetivo de evitar ou minimizar possíveis danos ambientais, a Prefeitura está implantando o projeto de monitoramento e resgate da fauna na área do PLN.

Através do projeto, uma equipe ambiental especializada foi contratada para acompanhar os trabalhos de urbanização das lagoas e, quando necessário, resgatar e realocar os animais encontrados, como cágados de barbicha, muçuns, jacarés, iguanas, cobras, mucuras, preás e vários peixes. Segundo o técnico ambiental do PLN, Arruda Pontes, a equipe está sempre atenta para captura desses animais e para evitar que a execução das obras cause danos letais nas espécies.

“Trabalhamos de acordo com a demanda, observando e atendendo ao chamado da população para resgatá-los. Muitas vezes, quando as máquinas entram para fazer a limpeza das lagoas, alguns animais se afugentam nos locais próximos, invadem as casas do entorno e nós vamos a cada residência para recuperá-los”, afirmou Arruda.

O técnico ambiental explicou ainda que todas as espécies resgatadas são transportadas adequadamente para locais que possuem habitat igual ao antigo. “Sempre devolvemos esses animais para lagoas nas proximidades que possuem o mesmo tipo de ambiente em que eles viviam antes. Em alguns casos, os animais com problemas são levados para que o IBAMA tome as providências necessárias”, completou.

A equipe ambiental de acompanhamento atua nos dois turnos na frente de trabalho e é composta por biólogos, veterinários e outros profissionais que possuem conhecimento sobre fauna. Os animais resgatados são cadastrados, identificados e fotografados antes de serem devolvidos ao habitat natural.

Fonte: 180 graus

Você viu?

Ir para o topo