EnglishEspañolPortuguês

Jundiaí (SP) terá censo para identificar população animal

7 de outubro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

A Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal (Cobema) se articula para realizar um censo animal em Jundiaí (SP). A ideia é de iniciar os trabalhos ainda este ano, envolvendo todos os bairros da cidade.

A iniciativa vai nortear as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, reforçadas durante a IX Semana da Conscientização sobre a Guarda Responsável dos Animais Domésticos, comemorada de 2 a 8 de outubro.

De acordo com o veterinário da Coordenadoria, Jonathann França Ribeiro, os dados obtidos com o censo vão permitir um melhor direcionamento dos serviços. Segundo ele, os números utilizados atualmente têm por base o Instituto Pasteur, que estima um cão para cada quatro pessoas e um gato para cada 16. “Com base nisso estimamos que a cidade tem cerca de 120 mil animais e a taxa de abandono fica em aproximadamente 5%”, enfatizou o veterinário.

Com o censo, Ribeiro acredita que será possível preparar intervenções mais concretas, de acordo com a realidade de cada região. Além do levantamento do número de animais da cidade, o trabalho vai permitir também a realização de um inquérito sorológico. “Vamos também trabalhar questões relacionadas a saneamento ambiental”.

Guarda Responsável

Atividades relacionadas à saúde e bem-estar dos animais são desenvolvidas há anos pela Secretaria Municipal de Saúde. Com a inauguração da Cobema, em abril deste ano, os trabalhos foram incrementados e a intenção é de ampliá-los. Criada com a proposta de manter as ações educativas e de mobilização social, a coordenadoria dá andamento também aos trabalhos de controle populacional dos animais.

“Desenvolvemos ações para frear o abandono”, disse o veterinário, lembrando que maus-tratos e abandono de animais são crimes previstos na Lei 9.605/98, de Crimes Ambientais.

Uma das medidas para conter o abandono é a realização de mutirões de castração. Em 2011 foram feitas 800 cirurgias de esterilização. A veterinária Débora Santucci, informou que a Cobema está sendo estruturada para receber um centro cirúrgico, cujo espaço vai complementar os trabalhos desenvolvidos atualmente em parceria com 13 clínicas veterinárias da cidade, que atende animais para doação. “A previsão é de iniciar as atividades ainda este ano, priorizando animais de ONGs e núcleos de submoradias”.

Além da castração, a identificação dos animais por meio de chip ou tatuagem também permite um controle. Este serviço já é feito na cidade desde 2006 e foi reforçado durante os mutirões. “Com a identificação é possível localizar o tutor dos animais na rua”, disse a veterinária, acrescentando que a Cobema não recolhe animais abandonados indiscriminadamente.

Ações educativas fazem parte da rotina dos trabalhos e foram reforçadas com o lançamento, em agosto deste ano, da Cartilha Bem-Estar Animal. As informações são trabalhadas junto aos alunos da rede municipal de ensino.

Programação da Semana da Conscientização

Além de divulgar as ações em andamento, a Cobema preparou uma programnação especial para marcar a IX Semana da Conscientização sobre a Guarda Responsável dos Animais Domésticos de Estimação. Nesta quinta-feira (6), a médica veterinária Luciana Azevedo Matias Silvano ministra palestra com o tema “Verdades e Mitos sobre o Bem-Estar dos Pequenos Animais”. A palestra é aberta ao público e será realizada às 19 horas, no auditório Elis Regina, no Complexo Argos.

No sábado, dia 8, haverá uma grande concentração de animais para serem abençoados, no estacionamento do Hipermercado Carrefour. O evento, que será realizado das 9h às 13h, vai contar também com shows de mágica, apresentação do Canil da Guarda Municipal, sorteio de brindes, doação de animais e venda de artigos pelas entidades de proteção que fazem parte do projeto “Faça um Focinho Feliz – adoção com responsabilidade”. Haverá, ainda, exibição do vídeo “Animais de Estimação – Você é Responsável”, brincadeiras e exposição de material educativo. Os organizadores solicitam a doação de ração, acessórios (bebedouros, coleiras, guias), medicamentos e jornais que serão destinados às entidades de proteção animal.

Fonte: Jornal de Itupeva 

Você viu?

Ir para o topo