EnglishEspañolPortuguês

ONGs e deputados pedem abolição de animais em circos

6 de outubro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Antoniana Ottoni (da Redação)

O saldo dos dois dias de manifestação, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, contra a exploração de animais em circos foi bastante positivo segundo os organizadores da ação. Parlamentares participaram do ato e pediram o banimento da exploração de animais pelos circos.

Os deputados, Ricardo Izar (PV-SP), Roberto de Lucena (PV-SP), Raul Henry
(PMDB-PE), Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), Ivan Valente (PSOL-SP), Penna
(PV-SP), Brizola Neto (PDT-RJ), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Janete Pietá (PT-SP)
e Gean Loureiro (PMDB-SC) deram total apoio à proposta e  se comprometeram a apoiar o PL.

No momento existe um Projeto de Lei Federal (PL 7291-2006) esperando para
ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados. Apesar de estar em regime
de urgência desde novembro de 2010, possuir um requerimento de inclusão para ordem do dia e várias reuniões com deputados e inclusive com o Presidente da casa Marco Maia (PT-RS), o PL ainda aguarda para ser votado.

Pelo fim do sofrimento animal nos circos. Foto: Saulo Cesar Cruz

A manifestação promovida pela ADI e WSPA contou também com um grande leão de quatro metros de altura para chamar a atenção sobre os animais que sofrem dentro dos circos.

Antoniana Ottoni, coordenadora de campanhas da ADI no Brasil e colunista da ANDA, disse que “Estamos radiantes com o suporte político que tem recebido a campanha ‘Basta de sofrimento nos circos’.

O Deputado Ricardo Izar (PV-SP), presidente da Frente Parlamentar dos Animais
na Câmara dos Deputados, declarou: “Não podemos esperar mais por esta
proibição, muito tempo já se passou desde que a mesma foi proposta, enquanto
isso, os animais no circo continuam a sofrer. Este Projeto de Lei precisa ser votado o quanto antes”.

Durante a reunião realizada com o presidente da Câmara dos Deputados,
Marco Maia (PT-RS), na última terça-feira (04), ele afirmou que “vou levar essa discussão para o Colégio de Líderes e vamos colocá-la em votação”.

Histórico
A ADI liderou uma investigação secreta dentro dos circos na América do Sul,
inclusive no Brasil, onde coletou inúmeras evidências em um período de dois anos, que mostrou o terrível abuso e violência sofrida por estes animais, o que culminou no lançamento da campanha ‘Basta de Sofrimento nos Circos’ na Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Brasil. Investigações posteriores foram realizadas, com mais vídeos e fotos sobre a terrível realidade dos animais circenses e foram lançadas com o nome de “Atos Anormais”.

A população brasileira apóia fortemente a campanha ‘Basta de Sofrimento nos
Circos’. Muitas proibições locais já são realidade no Brasil, em nove estados, como: Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Paraná já proíbem tal prática, como também mais de 50 municípios, entre eles, Belo Horizonte e Florianópolis.

Os países na América do Sul têm liderando as proibições do uso de animais em
circo. No começo deste ano, Peru aprovou uma lei que possui um artigo que proíbe o uso de todos os animais selvagens nos circos. Em 2009, a Bolívia foi o primeiro país no mundo a proibir o uso de todos os animais em circos, e após essa proibição o país foi palco do maior resgate já visto, a transferência de 25 leões de circo para um santuário de grandes felinos nos Estados Unidos. O Congresso colombiano e chileno também estão analisando a proibição dos animais em circos.

Você viu?

Ir para o topo