EnglishEspañolPortuguês

Debate discutirá confinamento de girafas em zoo de Sorocaba (SP)

6 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Divulgação

Será realizado, na próxima terça-feira, dia 11, às 19h30min, na Câmara Municipal de Sorocaba (SP), um debate sobre a intenção do zoológico de Sorocaba de adquirir girafas para sua coleção de animais e o papel dos zoológicos na atualidade.

Atendendo uma solicitação do MOVIMENTO EM DEFESA DOS DIREITOS DOS ANIMAIS – MDDA, o presidente do Legislativo sorocabano, vereador Marinho Marte, requereu a realização de uma audiência pública para a realização do debate.

O assunto tem ganhado a imprensa e as redes sociais. Tudo teve início a partir da ação de um vereador que, atendendo a solicitação de uma criança (sic), encabeçou o movimento favorável utilizando, inclusive, um abaixo-assinado para convencer o prefeito.

A reação veio imediata!

Os membros do MDDA, entidade que congrega ONGs e ativistas na área de proteção e defesa dos direitos dos animais, têm buscado convencer a sociedade sobre o que representa “manter um animal em um minúsculo ambiente, longe do convívio dos seus e submetidos ao alvoroço das visitas”.

Para os ativistas, não faz diferença se o animal virá das savanas africanas, de um criadouro ou de outro zoológico. “Está na hora de se repensar o papel dos zoológicos. Está no tempo de reavaliarmos paradigmas, especialmente no campo das relações dos seres humanos para com o ambiente e seus integrantes”, defende Gabriel Bitencourt, um dos coordenadores.

A proposta de um debate, colocando frente a frente as posições antagônicas sobre o assunto, tem o objetivo de contribuir para que a sociedade possa amadurecer seu posicionamento sobre o tema”, conclui o coordenador.
Além dos membros do MDDA, deverão participar, também, representantes do Santuário dos Grandes Primatas, situado em Sorocaba, o GAP – www.projetogap.com.br .

O debate é aberto a todos interessados e deverá ser transmitido pela TV Legislativa, canal 6 da NET e pela Internet (www.camarasorocaba.sp.gov.br).

Você viu?

Ir para o topo