EnglishEspañolPortuguês

Cidades brasileiras participam do WEEAC, evento global pelos direitos animais

6 de outubro de 2011
15 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

No próximo dia 08 de outubro, às 16h, cidades brasileiras vão participar de um evento global de ativismo pelo reconhecimento dos direitos animais como sujeitos de direitos. O WEEAC, evento global em prol da causa animal, reunirá ativistas de todo o mundo. No Brasil, 24 cidades já aderiram à manifestação.

O evento

A participação no WEEAC é aberta a todos aqueles que amam os animais em todo o país. Quem comparecer neste dia, emprestará sua voz e sua presença à causa dos direitos animais.

Os participantes devem usar camisetas verdes (a cor que caracteriza este evento internacionalmente).

A proposta de ação se refere ao combate e à conscientização da população mundial com relação a todas as formas da exploração animal, entre elas:

– comercialização e matança de animais para o consumo de sua “carne”;
– comercialização e matança de animais para o comércio de suas “peles”;
– utilização de animais para “entretenimento” humano : circos, rodeios, touradas, zoológicos, caçadas etc;
– utilização de animais em nome da “ciência” em experimentação com animais e na vivissecção;
– abandono e maus-tratos, o que inclui as fábricas de filhotes, em que animais são reproduzidos em série, independentemente de sua saúde e bom tratamento, exclusivamente para o lucro de seus “fabricantes”.

Ao final dos eventos em conformidade com os padrões mundiais, será realizada uma vigília silenciosa, com o acendimento de velas pelos participantes, em memória dos bilhões de animais mortos anualmente pelas mãos do ser humano. Os ativistas solicitam que cada um dos presentes leve a sua vela para que seja acesa ao mesmo tempo, ao final da tarde.

Carta da WEEAC

A carta a seguir, divulgada pelos organizadores do WEEAC, ilustra a importância da participação de cada um nesse encontro pelos animais:

“O dia 08 de outubro se aproxima e gostaríamos de enviar uma mensagem aos brasileiros de todo o país, em que os princípios e objetivos da WEEAC são claramente explicados, de forma bem sucinta.

Pensamos no que seria a melhor forma de fazê-lo, e optamos por criar um vídeo, com áudio em português. Acreditamos que, diante das informações oferecidas neste video de nossa série este ano, muitos talvez se interessem por estar conosco nas 24 cidades brasileiras que comporão este ano este evento mundial.

Pedimos encarecidamente a todos os presentes que por favor não esqueçam de levar no dia 08 de outubro sua vela branca para ser acesa durante a vigília silenciosa que encerrará os eventos uniformemente em todas as cidades do mundo que estarão compondo nosso exército abolicionista.

A vela expressa nosso pedido ao universo de que se ocupe de nossos irmãos não-humanos. Nossa participação e com certeza a quantidade de velas acesas funcionarão também como uma imagem poderosa a ser apresentada aos governos mundiais.

Este gesto, simples, e que não implica em dispêndio algum, é um símbolo muito pregnante no imaginário humano.
Sua colaboração seria muito bem-vinda.

Mantido este espírito, acabaremos por derrubar o conceito hoje difundido pelos governos mundiais, que os defensores dos animais como sujeitos são “terroristas” e/ou desajustados, algo convenientemente inventado e sustentado pelos exploradores dos animais.

Nossa mensagem será conhecida pela população comum e divulgada como positiva pela mídia mundial.
Animais são sujeitos e com direitos.

Precisamos de todos presentes conosco no dia 08 de outubro, rostos visíveis e a céu aberto.”

Cidades participantes:

Brasília-DF

Em Brasília o evento será às 16h, junto à Fonte Luminosa da Torre de TV às 16h. Mais informações: Patricia El-Moor
http://www.facebook.com/event.php?eid=245587798786822

Divulgação

No dia 08 de outubro de 2011, dia mundial do combate à crueldade animal, a World Event to End Animal Cruelty (WEEAC) está organizando um evento mundial pelo fim dos maus-tratos contra os animais. A WEEAC é um movimento global que teve início nos Estados Unidos e agora conta com representação em processo de formalização no Brasil.

O evento, que tem o objetivo de combater todo e qualquer tipo de crueldade contra os seres vivos por meio da conscientização da população sobre esse tipo de prática exploratória, ocorrerá em escala global e já foi aderido por cerca de 30 países ao redor de todo o mundo, ultrapassando um total de 70 cidades em todo o planeta, das quais mais de 25 estão em território brasileiro. Brasília é uma dessas cidades. Na capital federal, o evento irá ocorrer na fonte luminosa da torre de TV e contará com atividades culturais para todas as faixas etárias. Traga a sua família e venha lutar pelo direito desses inocentes seres conosco.

Convidamos todos a se juntarem a nós a partir das 16:00 na Fonte Luminosa da Torre de TV! Haverá distribuição de material informativo sobre vivissecção, rodeios, proteção animal, adoção, especismo, entre outros.

Como parte do evento, teremos também degustação de comida vegana, além do lançamento de um Guia Veg, com dicas e informações sobre estabelecimentos com opções veganas e vegetarianas em todo o DF!

Paralelamente à programação educativa, haverá a apresentação de artistas da cidade – entre eles o lendário Zé do Pife e Juvelinas, o percussionista Renê Dalton, o grupo de dança Le Roi Danse e o teatro do Salvando Vidas Protetoras Independentes, que estarão conosco pelo mesmo ideal: o fim da exploração e do sofrimento causado em bilhões de animais em todo o mundo!

Ao final do evento, às 19 horas, nos reuniremos em silêncio para uma vigília a luz de velas em homenagem aos bilhões de animais submetidos a torturas, crueldades e exploração das mais variadas formas em todo o mundo.

Mais informações e programação cultural: http://weeac-brasilia.blogspot.com/2011/10/weeac-brasilia.html
Informações pelo telefone 81127635 (Patricia El-moor – voluntária e organizadora da Weeac em Brasília)

Campinas-SP

Em Campinas o evento será na Concha Acústica do Taquaral às 16 h. Mais informações: Rosana O Campos, CMPDA
http://www.facebook.com/event.php?eid=163102350430038

Divulgação

No próximo sábado, dia 08, o mundo se unirá às 16h pelos animais. Em Campinas será na concha acústica da Lagoa do Taquaral!

Será um encontro animado e pacífico. Com muita música, show de mágica e um telão mostrando o evento em várias partes do mundo!

Somente nossa presença maciça será capaz de mostrar ao mundo que somos contra qualquer crueldade cometida aos animais, sejam eles domesticados ou silvestres!

Depois de quase três meses de muitos esforços, estamos a uma semana do nosso grande dia. Nosso não, dos animais! Olhando para trás e fazendo um balanço, não poderíamos estar mais felizes. A união que se estabeleceu entre as ONGs de Campinas, e entre nós e as ONGs de outras localidades, é algo inédito na proteção animal.

Toda essa união que prevaleceu na organização do WEEAC se reflete no objetivo do próprio evento: Unir a todos em uma só voz. Quantos protetores, defensores e amigos dos animais existem neste planeta? Certamente muitos. Todos com os mesmos objetivos e ideais, mas trabalhando na forma de vozes isoladas.

A iniciativa da nossa coordenadora mundial, Dawn Groth, e de nossa coordenadora no Brasil, Norah André, foi ao mesmo tempo louvável e corajosa. Somente com a união de todos vamos realmente fazer a diferença. Vamos conseguir alcançar a grande mídia e, assim, a sociedade em geral e especialmente o poder público.

Por isso, convocamos a todos para que se preparem e se organizem. Deixem a rotina de lado por algumas horas e reúnam suas famílias e amigos para participar, juntos, deste dia tão especial. Queremos que este seja um dia para refletir. Refletir na condição senciente dos animais e refletir na insanidade de se ignorar essa senciência e tratar os animais como utilitários e peças descartáveis. Mas, queremos também trazer alegria a todos ao lembrar que tudo isso vai mudar a partir de agora.

No dia 08/10/2011, um novo tempo se inicia. Um tempo em que ninguém mais vai se calar frente às crueldades praticadas com animais. Um tempo no qual estaremos mais unidos e mais organizados. Um tempo onde o respeito à vida será mais importante que o ego do ser humano.

Goiânia-GO

Em Goiânia, o evento será no Parque Vaca Brava às 16h. Mais informações: Maria de Lourdes F Rabelo
http://www.facebook.com/event.php?eid=135740766507798

São Paulo, SP

Em São Paulo, Capital, o evento será no Parque do Ibirapuera, em frente ao Obelisco e encerramento no Monumento às Bandeiras, às 16h. Mais informações: Lilian Martins
http://www.facebook.com/event.php?eid=135035503244222

O VEDDAS apoia o dia do combate à crueldade animal organizado pelo WEEAC (World Event to End Animal Cruelty). Esse evento, que possui como objetivo principal a abolição dos maus tratos aos animais, já foi aderido pela Austrália, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Chile, Croácia, Chipre, Egito, França, Alemanha, Grécia, Índia, Israel, Líbano, Malta, Holanda, Bélgica, Nova Zelândia, Filipinas, Portugal, Romênia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Estados Unidos da América, Canadá, Argentina, Equador, e Brasil.

Os voluntários do VEDDAS estarão presentes com o VEDDAS-CARTE para despertar o público para a questão da exploração animal.

Guarapuava-SC

Em Guarapuava o evento será realizado na Praça 09 de Dezembro. Mais informações: [email protected]

Divulgação

Curitiba-PR

Em Curitiba, o evento será na Rua XV às 16 h. Mais informações: Amanda Juraszek Simão
http://www.facebook.com/event.php?eid=225413257499268

Divulgação

O movimento pela defesa dos animais de Curitiba vai comemorar o dia dos animais no dia 08 de outubro. Vamos ter vários eventos pela cidade.

O Fórum de Defesa dos Direitos dos Animais de Curitiba – FDDA Curitiba – estará na Boca Maldita, em frente ao Bondinho, cobrando políticas públicas para os animais e combate à exploração e crueldades.

Campo Grande-MS

Em Campo Grande, o evento será no Parque das Nações Indígenas às 16h. Mais informações: Renata Costa
http://www.facebook.com/event.php?eid=264316806915641

Maceió-AL

Mais informações: www.gvam.com.br/ Lívia Tereza através dos e, [email protected], ou pelo número (82) 8854.0049; Luceli Brito, [email protected], ou (82) 9625.3013; e Mayara Raysa, [email protected], ou 9168-5787.

Divulgação

No próximo sábado (8), Maceió recebe a segunda ‘Cãominhada’ promovida pelo Grupo Vida Animal Maceió (GVAM) com o objetivo de celebrar o WEEAC, o Evento Mundial para Acabar com a Crueldade Animal.

Qualquer pessoa pode participar desse evento e levar seu cãozinho. Para animais de grande porte, o GVAM pede que seu tutor o leve com coleira e focinheiras para evitar qualquer problema.

Segundo o grupo organizador, além da caminhada com seu animalzinho, na ‘Cãominhada’ será realizada diversas atividades como, concursos de fantasias, desfiles de roupinhas e sorteio de brindes.

Quem quiser participar, basta levar 1 kg de ração para doar a ONG que cuida de animais abandonados. O evento será realizado na Praça Vera Arruda, na Jatiúca.

Natal-RN

Em Natal, o evento será na Praça Cívica de Natal às 16h. Mais informações: Úrsula Tathiana
http://www.facebook.com/event.php?eid=169068593164599

Porto Alegre-RS

Em Porto Alegre, o evento será no Arco da Redenção às 16h. Mais informações: Sabrina Scherer
http://www.facebook.com/event.php?eid=283420781673872

Blumenau-SC

Em Blumenau, o evento será na Prainha, Praça Jucelino Kubitscheck de Oliveira, em Ponta Aguda às 16 hs. Mais informações: Sueli Amaral
http://www.facebook.com/event.php?eid=219476484767408

Campo Mourão-PR

Em Campo Mourão, o evento será realizado em quatro locais: no patio do supermercado Paraná; em frente ao supermercado Hora Extra, no Centro; Em frente so supermercado Hora Extra, na Av. Goioere; e na rotatória da Av. Capitão Indio Bandeira. Mais informações: [email protected]

Divulgação

Vitória-ES

Em Vitória, o evento será na Praça da igreja Nossa Senhora do Rosário, Prainha Vila Velha às 16h. Mais informações: SOPAES (Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo)
http://www.facebook.com/event.php?eid=227714350608284

Belém-PA

Em Belém, o evento será na Praça da República às 16h. Mais informações: Daniel Freire
http://www.facebook.com/event.php?eid=244165052290502

Florianópolis-SC

Em Florianópolis, o evento será na Praça XV às 16h. Mais infromações: Pedro Teixeira, Daniel Ribeiro
http://www.facebook.com/event.php?eid=183088595093266

Salvador-BA

Em Salvador, o evento será no Farol da Barra às 16h. Patruska Barreiro, ABPA
http://www.facebook.com/event.php?eid=131272090302150

Divulgação

No dia 08 de outubro de 2011, a WEEAC celebrará o dia mundial de combate à crueldade animal, no intuito de por fim à exploração desses seres inocentes, que pouco podem fazer para se defender. A ABPA-BA escolheu o Farol da Barra para a realização da manifestação em Salvador.

Pela manhã, haverá a feirinha de adoção de animais, para encontrar lares para cães e gatos do Abrigo São Francisco de Assis. Além disso, teremos o festival de tortas, orientacnao jurídica, informações sobre guarda responsável e baza beneficente.
Durante a tarde, serão distribuídos materiais anti-especista, divulgacão das diversas formas de maus-tratos pontuando, também, formas de a população ajudar no seu combate. Às 16h, vamos nos unir ns corrente mundial pela paz para os animais.

São João del Rei-MG

Em São João del Rei, o evento será na Av Tancredo Neves, às 16h. Sociedade Protetora dos Animais SJDR
http://www.facebook.com/event.php?eid=186448598087896

Ribeirão Preto-SP

Em Ribeirão Preto, o evento será na Esplanada do Teatro Dom Pedro I – Praça XV de novembro, às 16h. Mais informações: Camila Alpendre
http://www.facebook.com/event.php?eid=202654839795659

Tatuí-SP

Em tatuí, o evento será em frente à prefeitura da cidade às 16h. Mais informações: José Franson
http://www.facebook.com/event.php?eid=114132685354851

Itatiba-SP

Em Itatiba, o local do evento ainda não foi definido. Mais informações: Bado Siberi
http://www.facebook.com/event.php?eid=219534161428924

Mariporã-SP

Em Mairiporã, o evento será no Largo do Bem, Parque Petrópolis às 16h. Mais informações: Laura Mora, Thaty Santos Mitunobu
http://www.facebook.com/event.php?eid=186108244790772

Jales-SP

Em Jales, o evento será na Praça João Mariano de Freitas (antiga praça do Jacaré) às 16h. Mais informações: Vivi Vieri
http://www.facebook.com/event.php?eid=238350859543514

Itapetininga-SP

Em Itapetininga, o evento será na Praça Peixoto Gomide às 16h. SOS Animais de Itapetininga, UIPA Itapetininga e NADI (Núcleo de apoio ao desenvolvimento integral)
http://www.facebook.com/event.php?eid=199882766742161

São José do Rio Preto-SP

Em São José do Rio Preto,A AJUDAA – Assoc. Jur. de Defesa Ambiental e Animal informa que, em São José do Rio Preto – SP, o evento será na Praça D. José Marcondes (em frente ao correio central) a partir das 16:00. Mais informações: Adalberto Amaral
http://www.facebook.com/event.php?eid=192941537437860

 

Garanhuns-PE

Em Garanhuns, o evento será no campus da UFRPE/UAG. Mais informações: Caio Fernandes
http://www.facebook.com/event.php?eid=187504264653591

Maringá-PR

Em Maringá, a localização do evento ainda não foi definida. Mais informações: Hellen Heyndick, Flavio Mantovani
http://www.facebook.com/event.php?eid=252567368112117

Rio de Janeiro-RJ

No Rio de Janeiro, a concentração inicial para o Evento da WEEAC será na entrada do Arpoador, Praia de Ipanema, às 16 horas. O evento no Rio de Janeiro contará com a colaboração prestigiosa da União Libertária Animal (ULA) e da SUIPA. Para mais informações: Wania McCartney – [email protected]/ http://www.facebook.com/event.php?eid=232005930156411

Sorocaba-SP

Divulgação

Em Sorocaba, no interior de SP, oevento contará com exibição de filmes, faixas, cartazes e vigília buscando sensibilizar a sociedade em geral. Acontecerá no Parque do Campolim no horário às 16h. Para mais informações: Comissão de Justiça e Direitos dos Animais de Sorocaba http://www.facebook.com/event.php?eid=226851124033257

Recife-PE

Em Recife, o evento acontecerá no Parque da Junqueira, às 16h. Mais infomações: Goretti Queiroz, MDA- PE
http://www.facebook.com/event.php?eid=227252030647271

Divulgação

Em Recife este evento será realizado no Parque da Jaqueira com a coordenação local do Movimento de Defesa Animal de Pernambuco ( MDA/PE) numa demonstração de apoio pelo fim dos maus tratos e crueldade aos animais, pelos governos mundiais.

Estamos convidando as autoridades estaduais e municipais, Governador, Prefeito, Presidentes das Casas legislativas, artistas, atletas e jornalistas que possam comparecer e dar o seu depoimento.

WEEAC: WORLD EVENT to END ANIMAL CRUELTY

A WEEAC é uma ONG internacional, formada por ativistas dos direitos animais. Seus propósitos são claramente abolicionistas, isto é, entendem que animais são seres com direitos à vida e à dignidade.

Página Geral do Evento da WEEAC no Facebook: (informações permanente e atualizadas para consulta)

http://www.facebook.com/pages/Weeac-Brasil/268512176492431

Site Weeac Global: http://www.weeac.com/index.html

Neste site você encontra um mapa interativo com os apontamentos de todas as cidades solidárias e componente do evento em todo o mundo: http://www.weeac.com/event-areas.html

Site Weeac Brasil: http://www.wix.com/weeacbrasil/br

Blog da Weeac Brasil: http://weeacbrasil.blogspot.com/ – mantém as informações sobre todos os 26 eventos nacionais constantemente atualizadas.

Alguns vídeos que preparamos aqui na Weeac Brasil:

Você viu?

Ir para o topo