EnglishEspañolPortuguês

Capivara flagrada por reportagem some do Lago do Café, em Campinas (SP)

6 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Capivara circula próxima a cerca da Avenida Heitor Penteado no dia 25 de julho desse ano. Foto:César Rodrigues/AAN

A capivara flagrada pela reportagem do Correio Popular no final de julho no Lago do Café desapareceu. Funcionários da Prefeitura fizeram uma nova vistoria, em vão, para encontrar o animal – ou animais, pois a própria Prefeitura não sabe ao certo se há (ou havia) mais de uma capivara.

Deu-se conta do sumiço há cerca de três semanas e, até o momento, ninguém sabe informar qual é o paradeiro do animal. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Serviços Públicos foram encontrados três pontos vulneráveis nos acessos ao Lago do Café. O diretor do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Edson Roberto Navarrete, solicitou que essas aberturas, inclusive nas tubulações por onde o animal poderia ter saído, fossem reforçados. Porém, até o momento, ninguém sabe dizer o que houve ao certo com a capivara.

Animal circulava tranquilamente pelo parque. Foto:César Rodrigues/AAN

Para realizar a captura e confinamento do animal a secretaria precisou de autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mas, mesmo com armadilhas montadas para prender o animal, não houve sucesso e a capivara permaneceu solta pelo parque. O presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Flávio Lamas, afirmou que é possível que o animal possa ter saído por um dos pontos vulneráveis do Lago do Café, mas não descarta a possibilidade de ter morrido.

“Se capturarem a, ou as capivaras, eles terão que soltá-la em outro local, mas não podem mais sacrificá-la. Se tiver indícios de que esse animal ou animais foram mortos, farei um Boletim de Ocorrência na delegacia dos animais e os procedimentos necessários” , declarou. Mas ele disse acreditar que a capivara tenha ido embora. “Se fecharam os locais por onde ela poderia entrar, a tendência é que ela não volte”, afirmou.

Animal desapareceu misteriosamente Fotos:César Rodrigues/AAN

Fonte: RAC

Você viu?

Ir para o topo