EnglishEspañolPortuguês

Em dois dias 12 tartarugas são encontradas mortas no litoral de SP

5 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

A Guarda Costeira de Praia Grande, município localizado no litoral paulista, confirmou que pelo menos doze tartarugas já foram achadas mortas nas areias de três praias da cidade desde o último domingo (02/10). Nesta terça-feira (04/10), mais animais apareceram mortos nas areias das praias Canto do Forte, Guilhermina e Tupi.

Tartarugas encontradas mortas em Praia Grande são recolhidas pela Guarda Costeira Municipal. Foto: reprodução Globo Rural

Segundo um laudo emitido pelo Centro de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos, dos doze animais mortos, onze eram da espécie tartaruga-verde e uma, tartaruga-de-pente. Todos tinham idade superior a 20 anos e no grupo, havia um filhote.

O inspetor da Guarda Costeira de Praia Grande, Delfo Monsalvo, disse que o relatório aponta que oito tartarugas morreram porque ingeriram sacolas de plástico, três porque não resistiram a ferimentos provocados por redes de pesca e uma teve o casco rompido após colidir com uma embarcação. De acordo com Monsalvo, as tartarugas confundem as sacolas plásticas com ágAdicionar uma imagemuas-vivas, que são seu principal alimento.

Somente no ano passado, mais de 200 animais foram encontrados mortos em Praia Grande e a maioria, de acordo com exames de necrópsia feitos pelo Centro de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos, morreu porque ingeriu algum tipo de lixo ou se feriu em redes de pesca. Entre os meses de julho e setembro de 2010, a Guarda Costeira contabilizou 315 pinguins mortos em praias da cidade. Os exames apontaram que os animais haviam ingerido plástico e isopor.

De acordo com a prefeitura, no mesmo período também foram encontradas mortas 13 tartarugas verdes, uma tartaruga de pente, três tartarugas cabeçudas (uma delas tinha mais de 150 quilos), um golfinho pintado do atlâtico, dois golfinhos de dentes rugosos, duas toninhas com mais de um metro, um mergulhão e um albatroz. Seis pinguins e uma tartaruga conseguiram sobreviver.

Fonte: Globo Rural

Você viu?

Ir para o topo