EnglishEspañolPortuguês

Toxoplasmose é chamada de doença do gato e teme-se abandono em massa de animais

3 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Nenhum caso novo de toxoplasmose foi registrado até a tarde do dia 2 de outubro em Cuiabá. Um surto, com 30 ocorrências em nove dias, colocou as equipes de vigilância sanitária e de combate às endemias em alerta. Até agora, 18 casos foram confirmados por exames laboratoriais e um descartado. Os outros casos continuam sendo investigados.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Ivanete Fotunato, à medida que as pessoas forem aprendendo a reconhecer os sintomas da doença, novas suspeitas devem surgir. Na maioria das pessoas, a toxoplasmose é assintomática. Já nas pessoas que desenvolvem a doença os principais sintomas são febre, surgimento de caroços no pescoço e na nuca, manchas avermelhadas no corpo e inchaço do fígado e baço.

Ontem, em nota, a Associação Voz Animal, alertou a população de Cuiabá para pedir que a toxoplasmose não fosse chamada de “doença do gato”. A preocupação é que haja abandono em massa dos animais pela cidade, embora a doença seja transmitida por eles.

Fonte: Diário de Cuiabá

Você viu?

Ir para o topo