EnglishEspañolPortuguês

Grupo de defesa animal promoverá manifestação no CCZ de Mogi das Cruzes (SP)

3 de outubro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

ONG Adote Já
[email protected]

Amanhã, dia 4 de outubro, a ONG Adote Já, protetores independentes e o gabinete do vereador Jean Lopes farão uma manifestação no Centro de Controle de Zoonoses de Mogi das Cruzes (SP), pedindo a melhoria das condições dos animais do local e mais ações e políticas de castração, adoção e guarda responsável.

Gostaríamos de contar com a colaboração de todos.

ONG Adote Já, protetores independentes e o vereador Jean Lopes irão cobrar mais ações e políticas de castração e bem-estar animal; encontro será dia 4 de outubro, terça-feira, no Dia Internacional dos Animais

Um grupo de defesa animal, composto pela ONG Adote Já, protetores independentes e o gabinete do vereador Jean Lopes, fará uma manifestação no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes, na próxima terça-feira, 4 de outubro. A passeata sairá às 9 horas da Câmara Municipal e terá como destino o CCZ, localizado no Conjunto Jefferson. O encontro tem como objetivo cobrar uma maior e melhor atuação do centro no que toca aos direitos animais.

De acordo com a diretoria da ONG Adote Já, o espaço da Zoonoses não é bem aproveitado. “O CCZ tem uma ótima estrutura e um número considerável de veterinários e funcionários. Mas nada disso é aproveitado, e quem sofre são os animais”, afirma a presidente, Karina Pirillo. Segundo ele, o CCZ faz um número de castrações bem limitado – cerca de 10 procedimentos por semana -, nega atendimento veterinário a animais de rua, dificulta as adoções no local, sacrifica animais com doenças facilmente tratáveis e os canis são escuros e úmidos, com um alto nível de contaminações. “A Zoonoses de Mogi pouco difere de um campo de concentração. É um depósito de animais, condenados à morte, mesmo sem ter cometido crime algum”, finaliza.

No dia da manifestação, será entregue um documento com uma série de solicitações à diretoria do CCZ. A Câmara de Mogi e o prefeito Marco Bertaiolli receberão uma cópia do texto. “Precisamos de um centro de bem-estar animal, como já existe em Florianópolis, Nova Iguaçu e Taubaté. É necessário ampliar e facilitar as campanhas de castração, adoção e guarda responsável nos bairros, dar as condições mínimas aos animais recolhidos das ruas, como cuidados veterinários, banhos de sol, passeios, e, acima de tudo, precisamos de um CCZ com profissionais que respeitem os animais e realizem ações que garantam os seus direitos e bem-estar”, enumera Karina, que deixa claro que o grupo está aberto a discutir todas as propostas com a Administração Municipal. “Por lei, os animais são de tutoria do Estado. Mas o prefeito Bertaiolli tem se mostrado muito aberto a discutir políticas públicas sobre o bem-estar animal. Acredito que, em conjunto, chegaremos a uma solução”.

A manifestação, que leva o nome de “CCZ: ou muda ou fecha”, foi estrategicamente marcada para terça-feira, porque nessa data se comemora o Dia Internacional dos Animais. “Este é apenas um passo na nossa caminhada de luta pelos animais. Somos a voz deles”, diz Karina. Um ônibus fará o transporte gratuito até o CCZ. No mesmo dia, às 15 horas, os manifestantes irão à Câmara Municipal entregar uma cópia do documento. Todos os protetores e amantes dos animais estão convidados a participar do evento.Para confirmar presença, ligar para Ana, no telefone 4799-4625, das 8 às 18 horas.

Você viu?

Ir para o topo