EnglishEspañolPortuguês

Águia-de-asa-redonda é solta na natureza em Portugal

3 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

A 4 de Outubro, Dia do Animal, o RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa (Quinta de Marim, Olhão) vai devolver à Natureza uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), em Tavira.

A iniciativa começa às 14h e o ponto de encontro é na entrada do Parque de Lazer do Perímetro Florestal da Mata da Conceição – Tavira. A ação de devolução será precedida de palestra de campo sobre a ecologia e biologia desta espécie e sobre o trabalho desenvolvido no RIAS.

“Esta águia ingressou no RIAS no dia 11 de Agosto de 2011 apresentando uma fratura na asa esquerda, provavelmente devido a uma colisão com uma estrutura. Foi encontrada e recolhida por um morador em Tavira que a entregou diretamente no centro. O seu processo de recuperação consistiu em imobilização da asa até completa resolução da fratura. Mais tarde foi sujeita a treinos de voo e caça juntamente com outras águias num túnel de voo exterior”, explicam os organizadores.

Esta ação está inserida nas comemorações do Dia do Animal e tem a colaboração do Canil e Gatil Municipal de Tavira e da Câmara Municipal de Tavira.

O RIAS tem como principal função receber e proceder ao tratamento de animais selvagens autóctonos feridos ou debilitados e, sempre que possível, devolvê-los ao seu habitat natural.

“Estes momentos de libertação de animais recuperados são assim o agradável culminar de um processo de recuperação muitas vezes moroso, sendo então momentos privilegiados para contato com as populações locais, de modo a dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos centros de recuperação de fauna selvagem e também as espécies que ocorrem no nosso país”.

Fonte: Ecosfera

Você viu?

Ir para o topo