EnglishEspañolPortuguês

China explora animais em espécie de olimpíada e causa revolta entre os defensores

1 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana  (da Redação)

Foto: Reprodução/ New Notizie

A China, mais uma vez, é acusada de violar os direitos animais. No país asiático está ocorrendo o Animal Games, uma espécie de olimpíada com animais promovida pelo zoológico de Xangai, composta de jogos e competições que envolvem também humanos.

Segundo informações do jornal italiano New Notizie, os jogos estão acontecendo há uma semana, mas permeados por mil polêmicas. Durante a cerimônia de abertura, um urso, um elefante e um macaco entretiveram a plateia, exatamente como ocorre nas Olimpíadas.

O Animal Games dura mais de um mês e envolve mais de 200 animais de 30 espécies diferentes. São mais de 40 tipos de competições entre animais e humanos, que se exibem de diversas maneiras: um canguru e um palhaço lutando, um leão que “cavalga” um burro, um macaco que levanta peso, um leão que se equilibra em uma bola, porquinhos que pulam obstáculos, macacos que fazem acrobacias, etc.

Contadas assim, estas performances podem parecer divertidas para muitas pessoas. Mas não é o que pensa o Fundo Internacional pelo Bem-estar dos Animais (Ifaw), que considera o evento cruel e violador das leis chinesas. “Os espetáculos são extremamente estressantes e cruéis para os animais. Eles deveriam ter os comportamentos naturais que os animais têm em seus ambientes”, disse Kati Loeffler, veterinária do Ifaw.

Não é a primeira vez que fortes contestações acontecem contra as Olimpíadas dos Animais. Há cinco anos, o Animal Games foi suspenso por causa dos protestos dos defensores dos direitos animais. Naturalmente, quem organiza e lucra com estes eventos afirma que os animais são bem-tratados e, por meio de adestramento mantém a vitalidade e o caráter. Difícil crer que para um elefante seja natural girar em volta de si mesmo, mantendo-se equilibrado em cima de um banquinho. Na selva ele faria isso?

Você viu?

Ir para o topo