EnglishEspañolPortuguês

ONG cobra ações prometidas pela prefeitura de Ribeirão Preto (SP)

30 de setembro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: EPTV

Com a proximidade do Dia dos Animais, comemorado em 4 de outubro, a Associação Vida Animal (AVA), de Ribeirão Preto (SP) está organizando uma semana de manifestações para cobrar a prefeitura sobre as soluções prometidas para várias questões relacionadas ao tema.

Segundo a presidente da AVA, Maria Cristina Dias, algumas ações precisam ser feitas para garantir o bem-estar animal, mas não estão sendo realizadas pelo poder público do município.

Ainda segundo a protetora, as instituições tentam reivindicar soluções há mais de dois meses, mas não são atendidas pela prefeitura. “O diálogo acabou, antes conseguíamos ao menos ser atendidos, mas atualmente não recebemos nenhum tipo de resposta”, afirma.

Uma das tentativas de contato da ONG foi um documento protocolado em 16 de agosto na prefeitura, pedindo solução para quatro problemas na cidade, mas que não foi respondido. Entre os pedidos estão um abrigo para animais recolhidos pela delegacia de proteção, a regularização dos carroceiros, a fiscalização no Morro do São Bento e a ampliação no número de veterinários e de castração no Centro de Controle de Zoonoses.

Veja as fotos dos gatos abandonados no Morro do São Bento

Confira os detalhes das reivindicações:

Abrigo para animais: Quando a delegacia de proteção animal foi inaugurada, em 2010, as ONGs do município apresentaram um projeto de parceria com hotéis para abrigar animais vítimas de maus-tratos. Segundo Maria Cristina, não existe um modelo de abrigo para os animais recolhidos pela delegacia, que as vezes são repassados para as instituições de proteção animal.

Carroceiros: Em abril deste ano, a prefeitura anunciou que iria apresentar, em maio, um relatório sobre a quantidade de carroceiros que atuavam na cidade para que, a partir dele,  fosse decidida a regulamentação ou proibição da atividade no município. Quatro meses depois, as ONGs não têm um posicionamento.

Fiscalização do Morro do São Bento: Quatro meses após a matança de 46 animais, o abandono de gatos continua no local. Na época da matança, a prefeitura acenou com uma série de ações para fiscalizar e combater a prática. O ofício protocolado na prefeitura cobra a fiscalização da região.

O EPRibeirão esteve no local, onde encontrou dezenas de gatos e teve fácil acesso a eles.

Ampliação CCZ: O documento cobra também a ampliação das castrações e no número de contratações de veterinários para atuar no Centro de Controle de Zoonoses. Segundo os protetores, o número atual é insuficiente para atender a demanda do município.

Procurada pelo EPRibeirão desde o início da tarde de quinta-feira (29), a Prefeitura de Ribeirão Preto não respondeu sobre as ações destacadas pela ONG de proteção animal.

Semana dos Animais

A AVA irá fazer uma programação durante o mês de outubro para despertar a atenção sobre os problemas enfrentados na cidade. “O Brasil não tem o costume de protestar, mas é necessário para defender as causas de cada um”, diz Maria Cristina.

Confira a programação:

01/10 – das 9h às 14h: Comemoração do Dia Mundial dos Animais na Esplanada do Pedro II.

04/10 – 18:30 h: Leitura de Manifesto pelos Animais na Câmara Municipal.

08/10 – das 9h às 17h: Panfletagem na feira de adoção da Cãopaixão na Av. Presidente Vargas 1.710.

15/10 – das 9hs às 17h: Panfletagem na feira de adoção da AVA: Avenida 9 de Julho, esquina com Avenida Independência

22/10 – das 9h às 17h: Panfletagem na feira de adoção do Projeto Murilo Pretinho, no Novo Mercadão da Cidade.

29/10 – das 9h às 12h: Passeata pelos Animais entre a prefeitura e a Esplanada do Teatro Pedro II.

Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo