EnglishEspañolPortuguês

Concelho de Portugal debate proibição de touradas

30 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Está agendada uma tourada para domingo no concelho. Foto: CM

Uma moção apresentada defende que o executivo municipal deve legislar no sentido de proibir a realização de corridas de touros no município, onde, “de resto, não existe qualquer tradição” tauromáquica, sublinhou à Lusa, o primeiro subscritor do documento, Paulo Sousa, eleito pelo PSD, partido maioritário na Assembleia e na Câmara Municipais.

Paulo Sousa, que também é veterinário municipal, explica a sua posição com o fato de o concelho de Penela apostar, “nos últimos tempos, numa política de defesa do bem-estar animal e de defesa da natureza”.

Além disso, sustenta, em Penela “não existe a tradição de touradas” e, por isso, “não a vale pena suscitar polêmicas”.

Desde que Paulo Sousa reside naquela vila do distrito de Coimbra, há cerca de uma década, não se lembra de ali se ter realizado qualquer corrida de touros e, diz ainda que as pessoas com quem tem falado e vivem ali “há muito mais tempo” do que ele também não têm essa memória.

Paulo Sousa acredita que a posição defendida por ele suscitará “algum consenso” e explica, “há mesmo quem goste de touradas e concorde que elas não se realizem em Penela”, precisamente por não existir no concelho essa tradição.

No domingo, 2 de Outubro, vai realizar-se uma tourada em Penela, numa “praça desmontável” que já está instalada.

A tourada, designada I Festival Taurino de Penela, integra-se nas Festas de São Miguel, que decorrem até domingo.

Fonte: CM

Você viu?

Ir para o topo