EnglishEspañolPortuguês

Peixe-boi resgatado em Maragogi (AL) recebe cuidados antes de voltar ao habitat

29 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Peixe-boi ‘Chiquinho’ foi encaminhado ao CMA de Pernambuco onde receberá cuidados médicos. Depois retornará ao Rio Tatuamunha.

Foto: Reprodução

Os profissionais da base avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), com sede em Porto de Pedras, distante 128 km de Maceió, AL, tiveram trabalho dobrado, nesta terça-feira (27), com achado de uma carcaça de golfinho, na Praia de Japaratinga, e o encalhe de um peixe-boi, na Praia de Peroba.

A primeira ocorrência atendida pelos biólogos da CMA foi o achado de uma carcaça de um golfinho em estado avançado de decomposição. Os restos do animal foram encontrados por um morador local, que pensou se tratar de um cadáver humano.

O biólogo Flávio Lins foi quem atendeu a ocorrência e constatou se tratar de um golfinho. Não foi possível identificar a espécie do animal por conta de seu estágio avançado de decomposição. De acordo com o biólogo, o animal deve ter sido vítima de rede de pesca.

Quando ainda realiza os procedimentos no golfinho, a equipe do CMA foi acionado a um encalhe de peixe-boi marinho, em Maragogi. O animal, ‘Chiquinho’, que já é conhecido da equipe do Projeto Peixe-Boi, estava muito debilitado.

De acordo com o coordenador do Projeto Peixe-Boi, ‘Chiquinho’ havia sido reintroduzido em seu ambiente natural no dia 31 de agosto, mas ‘parecia’ não ter se adaptado bem, pois estava magro e debilitado.

Uma equipe do CMA de Itamaracá, em Pernambuco, também foi acionada para ajudar o animal, que encaminhou o animal para a base central, em Pernambuco, para receber cuidados médicos e depois retornar ao Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, onde funciona o projeto Peixe-Boi.

Fonte: Primeira Edição

Você viu?

Ir para o topo