EnglishEspañolPortuguês

Baleia é vista após 14 anos no Arquipélago de Abrolhos, sul da Bahia

28 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Baleia é vista após 14 anos no Arquipélago de Abrolhos, sul da Bahia (Foto: Divulgação/ Instituto Baleia Jubarte)

Uma baleia foi fotoidentificada pelo Projeto Baleia Jubarte no Arquipélago de Abrolhos, no sul Bahia, no início do mês de setembro. De acordo com informações da assessoria do projeto, esta é a terceira vez que o animal, um macho da espécie jubarte, é visto na região em um período de 14 anos.

O local em que a baleia foi encontrada é uma área de reprodução, o que reforça a importância do projeto na preservação da espécie. A baleia foi avistada no último dia 12 de setembro, mas o projeto confirmou a identidade do animal somente esta semana, após uma análise comparativa das imagens do seu arquivo.

Segundo a assessoria, o processo de fotoidentificação registra o padrão de marcas das nadadeiras caudais das jubartes, que funcionam como uma impressão digital, sendo únicas em cada indivíduo.

O processo de fotoidentificação dura em média seis meses, mas a identificação desta baleia foi mais rápida, pois o animal já era conhecido dos pesquisadores. Atualmente o Projeto Baleia Jubarte possui 3.320 baleias fotoidentificadas. O Arquipélago de Abrolhos recebe cerca de 9.000 animais da espécie, de julho a novembro, no período de reprodução, informou a assessoria.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo