EnglishEspañolPortuguês

Parques eólicos causam mais mortes de aves do que o previsto nos estudos

27 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: s/c

Os estudos de impacto ambiental a que se recorrem em todo o mundo para dar luz verde ou chumbar a instalação de um parque eólico não são viáveis, segundo um estudo publicado no “Journal of Applied Ecology” , citado pelo jornal espanhol Público.

A equipe de investigadores afirma que as estimativas prévias não coincidem com o número de mortes de aves registrado quando os parques entram em funcionamento. Em Espanha morrem todos os anos, por este motivo, cerca de 400 aves.

“A ferramenta de avaliação do impacto dos parques não é confiável”, explica o investigador principal do estudo, Miguel Ferrer, da Estação Biológica de Doñana. Este responsável assegura que nos últimos anos foram autorizados parques eólicos que, segundo os estudos de impacto ambiental, eram seguros para as aves, mas onde a mortalidade destes animais é bastante elevada.

O principal problema reside no fato de os estudos realizados até agora “terem em conta toda a área do parque nas suas estimativas”, quando na realidade deveriam fazer os cálculos para cada um dos moinhos.

“As aves não se distribuem uniformemente por todo o parque, já que os seus voos dependem do terreno e da velocidade do vento”, explica Miguel Ferrer. O mesmo investigador assegura que no mesmo parque pode haver moinhos que provoquem muitas mortes ao lado de outros que apenas têm impacto. “Fizemos várias simulações que nos permitem ver quais são os moinhos perigosos”, referiu.

 Fonte: Os Bichos

Você viu?

Ir para o topo