EnglishEspañolPortuguês

Seminário de bem-estar animal será realizado no CRMV de SP

25 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

O Brasil é o 2º maior país do mundo em população de cães e gatos, 4º maior do mundo em população de animais domésticos.  Mas frequentemente nos deparamos com situações de flagrantes maus tratos contra animais como cães presos em correntes curtas o dia todo, abandonos pelos tutores, entre outras formas. A limitação na fiscalização nos casos de maus tratos e em relação aos programa na saúde pública sobre o controle populacional destes animais são um desafio para as cidades brasileiras.

O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior comércio do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas, que, segundo os especialistas, hoje se misturam tanto que são encarados como único. Movimenta aproximadamente US$ 10 bilhões por ano e o Brasil participa desse mercado com cerca de US$ 1 bilhão ao ano, conforme aponta a ONG RENCTAS.

“Embora permitidos por lei no estado de São Paulo, os rodeios são práticas que causam maus tratos de diversas ordens nos animais  explorados para a realização das provas. Dessa forma é necessário a realização de um momento de análise e debate sobre as politicas públicas existentes, sua efetividade e aplicação, bem como sobre a necessidade de elaboração de novas leis especificas para a animal”, explica a organização do evento.

Segundo  Fernanda Beda, coordenadora do Juventude Ecológica, o objetivo do seminário é promover um debate sobre bem estar animal e políticas públicas de proteção contra maus tratos de qualquer gênero, tráfico de animais silvestres, guarda responsável e controle populacional.

Serviço:
Data e Local

– 04/10/2011, das 13:00 às 17:00h
– Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo

Público-Alvo

Representantes do poder público, empresas, sociedade civil, associações e ONG´s e estudantes.

Legislação e textos para os debates:

Lei  nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) Arts. 29 a 34
Constituição Federal Brasileira, Art. 225 , § 1º VII
Lei  n.º 13.131,  18  de maio de  2001 (Lei da Posse Responsável)
Declaração Universal dos direitos dos animais – UNESCO

Organização
Projeto Juventude Ecológica
Inscrições e mais informações: [email protected]

Você viu?

Ir para o topo