EnglishEspañolPortuguês

Eurofarma faz campanha acusando gatos de serem os causadores da rinite alérgica

23 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Imagem: Reprodução

Uma campanha lançada recentemente pela EUROFARMA para prevenção da rinite alérgica causou indignação entre tutores, defensores e protetores dos animais.

Com dizeres especistas e equivocados, a campanha defende que o gato seria o grande causador da doença, utilizando a seguinte mensagem, em referência ao animal: “O alérgeno está aqui, mas você não vê.”

A foto do felino foi utilizada com enorme destaque, de forma a colocá-lo na posição de principal causador do quadro alérgico, levando à falsa ideia de que a sua presença representa um perigo grave e oculto, que se deve, a todo custo, evitar.

Trata-se de informação tendenciosa, pois como explica  João Ferreira de Melo Junior, professor da USP e  especialista em alergias,  o fator de risco mais importante para a rinite alérgica é a poeira domiciliar,  que é constituída por descamação da pele humana e de animais, restos de insetos, fungos, bactérias e  ácaros,   e não só por resíduos de pêlos de animais.

Cuidados de higiene,  condições de moradia e hábitos de vida são fatores primordiais para o controle da  rinite alérgica, como sinaliza o próprio verso do folder.

Não é o gato, portanto, o vilão da história, como quer fazer crer a EUROFARMA.

Bem ao contrário do que inspira a referida campanha, estudos científicos mostram que a exposição precoce a alérgenos e a bactérias relacionadas a animais domésticos fortalece o sistema imunológico dos seres humanos.

Não é difícil imaginar que a campanha da Eurofarma promoverá o abandono de gatos, assim como o  preconceito de que são alvos, reduzindo o número de adoções desses animais.

Atualização

Comunicado oficial publicado pela Eurofarma no Facebook

Com relação ao material promocional sobre prevenção à rinite alérgica, lamentamos o mal estar causado pela utilização da imagem do felino.

Independente de haver motivos de ordem técnica que levaram à utilização da imagem, sendo um dos possíveis fatores para o desencadeamento da rinite alérgica, o material foi suspenso e não está mais sendo utilizado por nossa equipe.

A empresa reforça que as suas atividades são sempre pautadas pela ética e o compromisso com a saúde. Toda a comunicação tem sólida base científica e jamais deverá ser usada para incitar qualquer tipo de discriminação. O material foi destinado exclusivamente à classe médica.

Eurofarma Laboratórios S/A.


Você viu?

Ir para o topo