EnglishEspañolPortuguês

Livros fazem tributo aos animais

22 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Gatos são charmosos, manhosos, carinhosos – a seu modo particular, é claro, e extremamente elegantes. A adoração por gatos une gente como o criador Walt Disney, o escritor Mark Twain, Leonardo Da Vinci e Aldous Huxley, para ficar entre os mais famosos.

Assim como o antigo filósofo Platão, o empresário Henry Ford, a polêmica escritora francesa Colette, o jornalista do “Huffington Post” Rick Horowitz e o jogador de futebol inglês Andy Rooney dividem a mesma adoração, mas por cães. O parecer de todos eles sobre seus queridos animais acompanham sequências de imagens espirituosas de gatos e cães de todos tamanhos e raças; posados, carentes, exibidos, alterados. Maravilhosos.
A todos os demais admiradores desses animais, anônimos, os livros “Eu Amo Gatos” e “Eu Amo Cães”, lançados agora juntos pela editora Alles Trade, propõem um grande tributo aos melhores amigos, grande companheiros, animais, enfim, parceiros de vida.

No dos gatos, três fotógrafos compilam suas fotos, entre eles Rachael McKenna, popular fotógrafa de animais, com mais de 2,7 milhões de exemplares vendidos, conhecida pelas imagens fofas de bichos e bebês. Mais do que embasbacar e divertir, é difícil permanecer inerte ou não cair no riso frente às imagens de gatinhos que encaram o leitor, gatos espevitados embolados em brincadeira, um gatão imponente e outro saltitante. “Se você quiser escrever, tenha gatos”, disse Huxley. O

mestre Leonardo Da Vinci incitou poesia: “O menor dos felinos é uma obra-prima”, declarou. Mark Twain usou humor: “Se o ser humano pudesse ser cruzado com o gato, melhoraria o humano, mas estragaria o gato”.

Epígrafes igualmente divertidas como essas estão também no livro dedicado aos cães. Além de provérbios, como um judaico, que diz: “Quem encontra um amigo fiel, encontra um tesouro”. Ou outro, haitiano, igualmente válido: “Um cão é um cão… exceto quando ele está te encarando. Nessa hora ele é o Senhor Cão”.

E eles estão, nas páginas do livro, dispostos de muitas maneiras: fazendo graça, abanando vigorosamente o rabo, fazendo carinha de dó, roubando uma lambida de um colega, equilibristas sobre patins, orgulhosos de ossos, sapatos e outros objetos conquistados e devidamente apropriados entre os dentes. E seus olhares desafiadores, dóceis, pedintes, confiantes, altruístas. Absolutamente adoráveis.

Aos que já duvidam da validade da empreitada, fica o conselho de Andy Rooney, jogador inglês: “A média dos cães… é uma pessoa mais legal do que a média das pessoas.” Ou a observação de Platão: “Um cão tem a alma de um filósofo.” Para quem ainda não se convenceu do poder transformador de uma companhia dessas, só restam as palavras de Colette: “Nossos companheiros perfeitos nunca têm menos de quatro patas”.

Serviço

“Eu Amo Cães”
Ed. Alles Trade
R$ 36,50
“Eu Amo Gatos”
Ed. Alles Trade
R$ 36,50

Fonte: Bem Paraná

Você viu?

Ir para o topo