Decifre os latidos do seu animal e descubra o que ele está sentindo


Cada latido do seu cãozinho soa diferente (Foto: Getty Images)

Você sabia que os animais tentam expressar seus pensamentos e emoções? Nós é que nem sempre estamos atentos para entender o que querem dizer.

Segundo os etólogos, com um pouco mais de observação podemos captar o significado de determinados sons de cães e gatos, assim como qualquer um deles aprende o significado de frases como “vamos passear”.

“Se você gravasse tudo o que seu cão ‘dissesse’, perceberia que cada latido soa diferente e que há mudanças, às vezes sutis, correspondentes na postura”, diz o psicólogo e escritor americano Stanley Coren.

Comece analisando as reações em atividades de rotina e compare-as com as que ele apresentar diante de situações fora do comum. Em pouco tempo, você terá seu dicionário personalizado.

Confira algumas dicas:

Latido excessivo

Quando seu cão late sem parar, ele está prejudicando não apenas a paz de sua família, como também a sua própria saúde. Quanto mais late, mais ansioso e mais estressado o animal fica. Esse comportamento pode, até mesmo, causar problemas no sistema imunológico do animal. Por isso, você precisa identificar a causa. Pode ser fome, sede ou medo…

Cães latem quando ouvem latidos

Isto é natural. É uma forma de comunicação do bando. Se seu cachorro ouvir o vizinho latindo, vai querer “responder”.

Latindo de madrugada

Durante a noite o seu animal fica mais atento aos barulhos, pois ele se sente o responsável pela segurança da casa. Assim, qualquer barulhinho, ele mostra que está alerta e late muito. Como controlar? Será preciso acordar diversas vezes ao longo da noite para que você dê uma boa bronca no animal.

Latindo para chamar atenção

Você mima muito o seu cão? Então, provavelmente, ele sabe que ao latir ganhará colo, carinho, petiscos e principalmente atenção. Certo? Evite satisfazer todos os desejos e vontade de seu animal durante os latidos. Assim como as crianças, os animais também precisam de limites.

Fonte: MdeMulher


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSERVAÇÃO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

MAUS-TRATOS

HABITATS DESTRUÍDOS

OMISSÃO

ECONOMIA CIRCULAR

DEDICAÇÃO

TECONOLOGIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>