EnglishEspañolPortuguês

Ativistas dos direitos animais de Jakarta pedem o fim das atividades com macacos de rua

22 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Camila Arvoredo  (da Redação)

Ativistas pedem pelo fim da crueldade. Créditos foto: bikyamasr

Ativistas dos direitos dos animais estão pedindo ao governo indonésio para proibir as atividades que forçam macacos a se apresentar nas ruas de Jakarta. De acordo com os militantes locais, existem aproximadamente 500 macacos na cidade.
Benfika, um relações públicas da “Animal Aid Network”de Jakarta foi entrevistado pelo jornal “The Jakarta Globe”, dizendo que a prática conhecida como “topeng monyet”, na qual macacos são forçados a usar máscaras ou realizar truques com suas mãos, é uma violação ao bem-estar animal.

“Algumas pessoas podem pensar que é engraçado, mas elas não percebem que os macacos estão sofrendo”, ele disse no domingo, junto ao hotel Indonésia, próximo ao centro de Jakarta. “Nós esperamos que o governo aprove a proibição e livre a cidade deste tipo de prática”.

Ele ainda afirmou que também era questão de melhorar os estatutos que já existem nos livros, incluindo uma lei de 2007 que proíbe pessoas de darem dinheiro aos treinadores de macacos.

Benfika disse que uma outra regulamentação coloca o treinador como contrário à lei por maltratar os animais, podendo gerar multa de 4.500 rúpias, equivalente a 0,50 centavos de dólar, e mais três meses de prisão.

“Entretanto as autoridades nunca atuam de acordo com a lei”, ele disse. “Tudo que eles fizeram foi vacinar os animais, mas isso não é suficiente, pois a crueldade continua”.

O macaco não é considerado como espécie ameaçada na Indonésia, o que leva o governo a fazer pouco para melhorar sua condição.

Jakarta, conhecida pela sua florescente cultura vegan, tornou-se um ponto central para ativistas que repetidamente pedem ao governo que tome medidas para acabar com o péssimo tratamento dado aos animais.

Você viu?

Ir para o topo