EnglishEspañolPortuguês

Gol foi negligente ao transportar cão da raça pug, diz veterinária

21 de setembro de 2011
5 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação/Mariana Castelar)

Especialistas afirmam que a Gol Linhas Aéreas foi negligente ao transportar o cão Santiago, que morreu na última semana de parada cardiorespiratória após ter ficado mais de 10 horas em um avião. A empresa se defendeu e disse em nota, nesta terça-feira (20), que não transporta cães da raça bulldog e nenhuma de suas variações devido a dificuldade que tem em respirar. Por outro lado, a médica veterinária que atendeu Santiago, questionou a companhia por ter feito o transporte, já que a raça pug é similar a raça não permitida pela empresa.

“Eles foram negligentes. A anatomia da raça bulldog e pug é a mesma. Os cães destas raças possuem o céu da boca mais curto, eles podem se sufocar com a própria língua, o focinho é bem fechado e a traqueia é pequena. As características das duas raças são bem parecidas e possuem dificuldades na respiração. Porque eles não transportam bulldog e o pug, sim? Isso é um absurdo”, destacou a veterinária Lilian Deise Storkc.

De acordo com a Gol, até o momento, não havia registrado nenhum incidente envolvendo cães da raça pug e continua emprenhada em prestar o suporte necessário aos tutores do cachorro Santiago, tratando do assunto, diretamente, com os envolvidos. Os tutores do cão decidiram entrar com um processo contra a Gol Linhas Aéreas na manhã desta terça-feira (20), já que a empresa não se posicionou sobre o caso com o advogado da família.

“Eles não fizeram o contato com ninguém e acredito que não vão fazer. Logo quando Santiago morreu, eles ligaram várias vezes, dizendo que fariam investigações internas, além de pedirem mil desculpas. Eles podiam ter dado algum respaldo para o nosso advogado, mas isso não foi feito. Empresas como esta só fazem alguma coisa quando dói no bolso”, desabafou Mariana Castelar.

Cão morre após atraso em voo entre São Paulo e Vitória, diz tutor (Foto: Divulgação/Mariana Castelar)

Provas

Mariana diz que possui todas as provas que apontam a negligência da empresa no transporte aéreo. “O que aconteceu com o nosso cão foi negligência sim. Parece que algumas empresas não transportam cães da raça pug, mas eles nem mencionaram isso. Se a gente soubesse do perigo, não arriscaríamos a vida do nosso cão”, relatou Castelar.

Para embarcar os três animais do esteticista de cães Fabio César, foi necessário atestado médico de cada animal, separadamente, comprovando o bom estado de saúde para fazer a viagem de São Paulo para Vitória. No caso de Santiago, o laudo médico diz que o animal estava saudável.

“Atesto para os devidos fins que atendi em consulta o canino Santiago e não encontrei sinais e sintomasclínicos de doença infecto-contagiosa ou parasitose, estando clinicamente hígido”. Esse foi o laudo do médico veterinário Luis Eduardo Pinho Gonçalves, atestando que Santiago estava saudável no dia 12 de setembro, um dia antes de embarcar.

Atestado médico de santiago feito em São Paulo (Foto: Divulgação/Mariana Castelar)

De acordo com o esteticista de cães, o desembarque no Aeroporto Eurico Salles, em Vitória, só aconteceu às 15h do dia 13 de setembro. Quando os animais foram entregues, Santiago estava com a respiração ofegante.

“Saímos do aeroporto e fomos em busca de atendimento, mas ele não resistiu e morreu por parada cardiorespiratória. Quando a veterinária viu Santiago, disse que a respiração já era um sintoma ruim, ainda tentaram reanimá-lo, mas foi tudo em vão. O meu cachorro tinha 3 anos e meio, era saudável”, contou.

Fábio César levou Santiago a uma clínica veterinária em Vila Velha. A médica Lilian Deise Storkc atendeu o cachorro, mas disse que não deu tempo de medicá-lo. “Não deu tempo de fazer nada. Santiago chegou na clínica com parada respiratória, mas ainda tinha batimentos. A raça pug é muito sensível, quando entram em parada respiratória tem que correr contra o tempo. Ele chegou aqui com aquecimento corpóreo elevado, com mais de 42º, ele estava muito quente. O organismo dele entrou em colapso e em seguida, teve uma parada cardíaca”, disse a médica.

Lilia Deise enfatizou que o transporte aéreo para animais é o mais indicado, mas nesse caso houve negligência, por que a raça de Santiago tem dificuldades respiratórias. “Devemos pensar que a viagem dentro de um avião além de ser mais seguro é o mais indicado por que o animal vai ficar menos tempo longe do tutor, o que pode evitar ansiedade e estresse. Mas o cão ficou tempo demais em um lugar fechado. Eles deveriam fornecer um trabalho diferenciado. De todo modo era uma vida”, disse.

A médica veterinária disse que no ônibus ele passaria mais tempo enclausurado, dentro do bagageiro, em um lugar escuro, com mais calor e uma série de outros fatos negativos.

A Gol esclareceu ainda que, até o momento, não registrou nenhum incidente envolvendo cães da raça pug e continua emprenhada em prestar todo o suporte necessário aos tutores do cachorro Santiago, tratando do assunto, diretamente, com os envolvidos.

Com informações do G1

Nota da Redação:  Quais outras raças terão que morrer até que a GOL proíba o transporte de animais braquicéfalos?

Você viu?

Ir para o topo