EnglishEspañolPortuguês

Ativista pelos direitos animais é preso após tentar impedir confinamento de baleias

21 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Camila Arvoredo (da Redação)

Foto: Reprodução/Infoshop News

Um policial de Miami, EUA, fora de serviço prendeu um ativista dos direitos animais no centro de reabilitação de animais marinhos em Key Largo, Miami, reportou o jornal estado-unidense “MiamiHerald”.

Arnold Christopher Lagergren, 41 foi acusado por invasão de propriedade privada e vandalismo, justificados por ele como relacionados a incidentes dentro do centro de reabilitação. A polícia o relacionou ao “Fronte de Libertação Animal”, que apoia a ação direta contra a prisão de animais.

O Centro de Conservação de Mamíferos Marinhos cuida de baleias e golfinhos e os prepara para seu retorno ao habitat natural. Entretanto, duas baleias do centro e que chegaram em maio foram devolvidas ao “SeaWorld” depois que alguns especialistas concluíram que elas não poderiam sobreviver no mar se libertadas.

Javier Ortiz, o policial responsável pela prisão, participava como voluntário junto ao centro de conservação no sábado, quando percebeu Lagergren, interceptando seu carro e apontando uma arma para ele. Lagergren deve pagar 30.000 dólares de multa, segundo os registros do tribunal de Monroe.

“Esta é uma situação bem política, obviamente”, disse Richard Winsch, advogado de defesa de Lagergren.

“Isto levanta uma série de preocupações” disse Wunsch. “Qualquer um pode se perguntar como alguém consegue 30.000 dólares de multa com quatro queixas nas costas e preso por um policial armado a 100 milhas de distância de sua jurisdição”.

Ortiz disse que ele tinha acabado de entrar na água para trabalhar com uma baleia quando viu Lagergren tirando fotos do canal. Lagergren tinha sido advertido antes de que não deveria ultrapassar os limites da propriedade, mas ele pulou a cerca, disse Ortiz.

Em agosto, o policial Robert Lingenfelser disse ao seu departamento que viu dois homens tentando desmantelar a cerca que delimita o canal usado para reabilitação animal de madrugada. Os dois fugiram, mas o policial reconheceu Lagergren como um deles.

Lingenfelser disse ao FBI que Lagergren está tentando libertar qualquer animal aprisionado para o seu habitat natural.
O FBI descreveu o “Fronte de Libertação Animal” como uma organização terrorista, conhecida pelo seu envolvimento em vários crimes.

A baleia envolvida no caso foi realocada para Orlando no domingo.

Você viu?

Ir para o topo