EnglishEspañolPortuguês

Polícia apreende 60 aves em casa que servia de depósitos para animais silvestres

20 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Uma denúncia anônima possibilitou a apreensão de 60 aves silvestres que estavam em uma casa que servia de depósitos de animais silvestres no bairro da Mirueira, na Zona Norte do Recife (PE). A ação aconteceu na tarde desta segunda-feira (19) e contou com viaturas da Companhia Independente de Policiamento ao Meio Ambiente (Cipoma) e o Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati).

Entre os animais apreendidos, estão  sabiá (15), galo (7), canário (14), papa-capim (4), curió (3), bicudo (3), craúna (1), cardeal (1), concris (2), chorão (2), caboclinho (4), azulão (3) e arara (1). As aves que estavam no local são oriundas do Sertão e do Agreste do Estado e vão ser levadas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Lá elas vão passar um período de quarentena onde os veterinários vão avaliar o estado sanitário de cada animal, com a aplicação medicamentos e alimentação adequada, e posteriormente serão reintroduzidos ao habitat natural deles”, explica a comandante do Cipoma, a major Érica Melcop.

O proprietário da casa onde estavam os animais é Elias José de Santana, de 58 anos. Segundo a polícia, ele é considerado um dos maiores traficantes de animais da Zona Norte do Recife. O suspeito foi ouvido na Delegacia do Meio Ambiente, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), mais vai responder em liberdade.

“Ele vai ser enquadrado na lei ambiental em dois artigos, que é manter sob sua guarda animais silvestres sem permissão do Ibama, e maus-tratos animais, porque todos estavam em uma situação precária”, afirma a delegada responsável Verônica Azevedo.

Fonte: PE 360 Graus

Você viu?

Ir para o topo