EnglishEspañolPortuguês

Voluntários fazem a diferença em projeto de castração gratuita, em Campo Limpo (SP)

17 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

No sábado, 17 de setembro, será realizado o primeiro dia do Projeto Cãociente, que até o fim de 2012 visitará bairros de Campo Limpo Paulista com o objetivo de castrar fêmeas de cães e gatos. O primeiro bairro que receberá o projeto é o Jardim Laura. O procedimento acontece na EMEF Jardim Laura, a partir das 8h, se estendendo até às 16h. O intuito da proposta é apresentar uma solução consciente a médio e longo prazo para conter a superpopulação de animais domésticos. Atualmente, Campo Limpo Paulista possui uma média de 8 mil cães e 3 mil gatos.

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, através da Vigilância Sanitária, faz parceria com a ONG Abrigo do Jello, e juntos realizarão o mutirão, através de voluntários, para atingir a meta de 4 mil castrações. Serão 11 voluntários, sendo cinco veterinários e seis estudantes do último ano de veterinária. Rodrigo Tim, veterinário e proprietário de uma clínica veterinária no município, será um dos voluntários do projeto e está animado em colaborar com a causa.

Jello Mudri, diretor do abrigo parceiro da prefeitura, acredita que o trabalho é necessário para conter o crescimento sem planejamento. “A castração é fundamental. O tutor que ama seu animal deve castrá-lo para que, no futuro, não tenhamos animais doentes ou com muitos filhotes”. De acordo com especialistas em saúde animal, a castração de fêmeas evita problemas futuros como os tumores uterinos, tanto em cães como em gatos.

Mudri destacou também que os voluntários são fundamentais para o sucesso da proposta. “Voluntários conscientes realizam o trabalho com êxito. Mas é importante a participação da população para atingirmos o objetivo do controle populacional de animais”, disse.

Conforme informações de Sebastião Gonçalves de Godoy, coordenador de Vigilância em Saúde do município, as fêmeas devem ser castradas, pois atraem muitos machos quando estão em período de acasalamento. Godoy afirma que a superpopulação de cães começa em casa, e não nas ruas como muitos pensam. “Muitos tutores de animais permitem que seus animais se reproduzam sem planejamento. Como resultado disso, temos filhotes que são jogados nas ruas, pois seus proprietários não podem mantê-los”.

Procedimento

Interessados em castrar seus animais devem procurar o projeto nos bairros e levar RG, CPF e comprovante de residência. No momento da inscrição não é necessária a presença do animal. Mais informações são disponibilizadas através do Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone (11) 4038-2244. Em outubro o Projeto Cãociente visita os bairros Campo Verde e Botujuru.

Fonte: Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Você viu?

Ir para o topo