EnglishEspañolPortuguês

Ave extinta na natureza por mais de 20 anos nasce nos EUA

17 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/ Globo

O Instituto de Biologia de Front Royal, nos Estados Unidos, comemora o recente nascimento de um casal de pássaros martins-pescadores da micronésia, espécie que já foi considerada extinta na natureza por mais de 20 anos – embora a população em cativeiro desses pássaros hoje some 131 exemplares.

Um dos motivos para a extinção é a dificuldade que as aves apresentam para se reproduzir, devido à incompatibilidade entre machos e fêmeas. Outro fator apontado para o desaparecimento do animal é o fato dos pais encontrarem obstáculos para criarem os filhos por conta própria, o que leva ao abandono dos filhotes.

Foto: Reprodução/ Globo

Entretanto, o casal do instituto americano parece mostrar interesse um pelo outro o que anima os pesquisadores, que já constataram a capacidade de reprodução dos animais.  “Estamos alimentando os filhotes à mão, o que envolve alimentá-los de duas em duas horas, de sete a oito vezes por dia. Quando eles se tornarem adultos e produzirem ovos férteis, os deixaremos cuidar dos filhos, mas monitorando de perto as suas competências paternais”, explicou Warren Lynch, gerente de aves do instituto.

Foto: Reprodução/ Globo

E as expectativas são grandes, ambos os filhotes estão prosperando. A fêmea já voa distâncias curtas e o macho apresenta um bom desenvolvimento das penas, além de um enorme apetite.

Quando adulto, o martim-pescador da micronésia chega a medir 19 centímetros e sua plumagem adquire a coloração azul-esverdeada nas asas e marrom-alaranjado na cabeça.

Foto: Reprodução/ Globo

Fonte: Globo

Você viu?

Ir para o topo