Descoberta nova espécie de golfinho na Austrália

16 de setembro de 2011

Uma investigadora da Universidade de Monash descobriu em Victoria, na Austrália, uma nova espécie de golfinho. No artigo, publicado na revista PLoS ONE, são referidas duas populações que vivem em Port Phillip Bay e nos Lagos Gippsland.

Foto: Reprodução/ Naturlink

Kate Charlton-Robb, a investigadora responsável pela descoberta, verificou que os golfinhos da costa sul da Austrália diferiam de qualquer outra espécie de golfinho conhecida.

Anteriorment, pensava-se que este golfinho era uma espécie de golfinho roaz-corvineiro. Contudo, através da comparação de crânios recolhidos e preservados em museus no último século, características externas e análises de DNA, esta investigadora verificou que se tratava de uma espécie única.

Charlton-Robb denominou esta nova espécie de Tursiops australis e atribuiu o nome comum de golfinho-Burrunan que é o nome aborígene dado aos golfinhos nas línguas Boonwurrung, Woiwurrung e Taungurung que significa “peixe do mar grande do tipo golfinho”.

Segundo a investigadora é importante que o estudo continue de forma a verificar se há outras populações residentes desta espécie na Austrália e assegurar a sua conservação.

“Sabemos que estes golfinhos estão restringidos a uma pequena região do mundo e as populações residentes são muito pequenas com cerca de 100 golfinhos em Port Phillip Bay e 50 nos Lagos Gippsland”.

“Através da aplicação de novas tecnologias a espécimes de museus, os investigadores revelam que o nosso patrimônio biológico é muito mais diverso do que pensávamos”, refere Kevin Rowe, curador sônior dos mamíferos do Museu de Victoria.

“Este estudo destaca a importância de ter uma abordagem holística em vez de olhar apenas para uma metodologia científica isolada. Mesmo quando já percorremos um longo caminho na ciência, este estudo mostra que ainda há novas e emocionantes descobertas a realizar”, refere Charlton-Robb.

Fonte: Naturlink