EnglishEspañolPortuguês

Convênio garantirá esterilização de animais em Rio Grande (RS)

16 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

 Medida tem como objetivo o controle populacional de animais de rua. Foto: Hamilton Freitas

Um convênio firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde, a Associação de Médicos Veterinários do Rio Grande/RS (Anverg) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) garantirá a esterilização de cães e gatos. A medida tem como objetivo o controle populacional de animais de rua.

O convênio prevê a realização de 80 cirurgias de esterilização de cadelas e 20 procedimentos em gatas mensalmente. As cirurgias são destinadas aos animais cujos tutores residam nas áreas 4, 5, 6 e 29 de cobertura do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Essas áreas compreendem os bairros Castelo Branco I e II e Santa Rita de Cássia.

Pelo termo, o Executivo Municipal deverá repassar o valor de até R$ 5.480,00 por mês para cirurgias em cadelas e o valor de até R$ 822,00 relacionado a procedimentos em gatas. O convênio terá vigência de seis meses, podendo ser prorrogado.

A Prefeitura deverá disponibilizar também o material de consumo necessário para as esterilizações, bem como o translado dos animais entre os domicílios e os locais das cirurgias. A Associação de Médicos Veterinários do Rio Grande deverá encaminhar as fichas de registro dos animais, além de prestar contas, mensalmente, do material utilizado pelos profissionais durante o trabalho.

A Furg irá disponibilizar o local para os procedimentos cirúrgicos em conformidade com o Conselho Regional de Veterinária e Vigilância Sanitária. A universidade deverá também, dentre outras atribuições, repassar às comunidades atendidas as informações referentes aos procedimentos.

Fonte: Jornal Agora

Você viu?

Ir para o topo