EnglishEspañolPortuguês

Ampa recebe mais um filhote de peixe-boi resgatado

16 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/D24AM

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebeu na tarde desta sexta-feira (16) mais um filhote de peixe-boi. A fêmea de aproximadamente dois meses foi resgatada em uma comunidade rural do município de Autazes, às margens do Rio Preto.  O resgate foi feito pelo Batalhão de Policiamento Ambiental e pela Colônia de Pescadores AM 7 de Autazes.

O animal foi encontrado na tarde de ontem (15) por ribeirinhos. Segundo eles, o peixe-boi estava nadando sozinho às margens do rio. “Assim que o encontramos, começamos a ligar para os órgãos responsáveis para fazer o resgate. Nós o colocamos na piscina da minha filha e demos a ela leite de vaca”, disse Ana Carvalho.

Resgate e reabilitação de peixes-bois

Mais de 100 filhotes de peixes-bois, cujas mães foram vítimas da caça, já foram reabilitados com sucesso pelo Laboratório de Mamíferos Aquático (LMA) do Inpa, que atua em parceria com a organização não governamental Ampa. Esse dócil mamífero tem sido foco de estudos por mais de 35 anos, pelo Inpa, e há quase 10, com a criação da ONG, é protegido pela Equipe Amiga do Peixe-boi da Amazônia. Cinco filhotes nasceram nos tanques do parque, o último foi no início de 2010. Atualmente, o LMA/Inpa abriga 51 exemplares da espécie.

Com informações do D24am

Você viu?

Ir para o topo