EnglishEspañolPortuguês

Resgate de macaco-prego deve ser realizado somente nesta sexta, em PE

15 de setembro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
Curiosos acompanham movimento do macaco Chico, que se movimenta por cima do telhado de um galpão na Rua do Sossego (Foto: Vanessa Silva/ NE10)

Na Rua do Sossego, na região central do Recife, PE, ele já virou celebridade. A toda hora, grupos de curiosos se aglomeram em frente ao galpão onde está alojado nesta quinta-feira (15) o macaquinho que tentou fugir do Parque 13 de Maio e tiram fotos, chamam por ele e até fazem campanha por sua liberdade. “Chico tem é que ficar livre; ele não cometeu nenhum crime”, gritam alguns defensores. Nas redes sociais, internautas também começaram a manifestar sua opinião a favor da libertação do animal, utilizando a hashtag #freechico.

Contra essa corrente, a comerciante autônoma Girlene Maria da Silva, 33, acredita que Chico deve voltar para sua jaula no 13 de Maio, no bairro da Boa Vista, também Centro da capital pernambucana. “Na rua, ele pode se perder ou ser maltratado por alguém. Lá, não; ele tem comida e é bem cuidado”, opina, entre lágrimas, uma das “amigas” mais antigas do animal. Girlene conheceu Chico há 13 anos e está aflita desde que viu nos noticiários que o macaco pode não voltar ao cativeiro. “Ele viveu a maior parte da vida em cativeiro e já é muito velho para se habituar a outro espaço”, opina.

Enquanto acompanha os movimentos de Chico, junto com outros trabalhadores do entorno e transeuntes que param para ver o macaco prego, Girlene chama pelo nome o animal, que responde com assobios e acenos de cima do telhado do galpão. “Tenho certeza de que, se eu entrar, consigo que ele venha para junto de mim e aí podem prendê-lo”, suplicava a autônoma.

Os veterinários que monitoram o animal, porém, preferem apostar na estratégia que montaram, de aguardar que o animal ganhe confiança na gaiola onde está sendo colocada sua alimentação e que, posteriormente, será transformada em armadilha. “Ele já tem descido para comer o alimento que colocamos na gaiola. É só uma questão de tempo para que percebamos que ele já tem confiança no local e o prendamos lá”, disse a veterinária da Prefeitura do Recife Rosanna Espíndola. Chico tem sido alimentado com ovos e frutas, como abacaxi e mamão.

Na quarta, a equipe de monitoramento chegou a colocar tranquilizante na comida do animal, estratégia que não surtiu efeito e acabou sendo condenada por entidades ambientais. A expectativa é de que nesta sexta-feira (16), Chico seja recapturado e devolvido ao confinamento no Parque 13 de Maio. Ainda segundo Rosanna, o Ibama está dando apoio à operação de resgate.

O macaco fugiu de sua jaula na última segunda-feira (12), aproveitando um descuido de seu cuidador. Segundo os funcionários do Parque, Chico teria aberto o gradil e saído em disparada para a Rua do Sossego. Desde então, muitos atropelos marcaram a captura do animal, que desde a tarde dessa quarta-feira encontra-se no telhado do galpão de uma distribuidora de equipamentos de refrigeração localizada na Rua do Sossego, com acesso também pela Rua Coelho Leite.

Com informações do NE 10

Você viu?

Ir para o topo