EnglishEspañolPortuguês

Papagaios são amputados e postos à venda na Itália

15 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana  (da Redação)

Foto: Reprodução

Em Cuneo, província da região de Piemonte, na Itália, criadores incentivavam a compra de papagaios australianos, exaltando como eram domesticados. Para comprovar, os homens davam os pássaros nas mãos das crianças, que passavam pelo mercado regional onde se comercializam pequenos animais, domésticos, selvagens e exóticos, segundo informações do GEA Press.

Na realidade, a propaganda só funcionava porque as penas responsáveis pelo voo dos pássaros estavam envoltas com fita adesiva ou mesmo cortadas. Isso explica a apatia incomum para essas aves. Além do mais, a domesticidade presumida servia também para que esses comerciantes conseguissem um preço de venda acima do valor de mercado dos papagaios, todos da espécie Platycerus eximius, conhecidos como Rosella.

A intervenção do Núcleo Investigativo da Polícia Ambiental e Florestal do Corpo Florestal de Cuneo permitiu não só revelar o embuste alcançado graças ao abuso dos animais, mas ainda evidenciar que todos os papagaios não tinham a certificação necessária nem o anel obrigatório por lei. Em outras palavras, não era possível determinar a proveniência das aves e a apreensão foi justificada pela violação das leis relativas à Convenção de Washington sobre comércio de espécies ameaçadas de extinção.

As investigações encontraram ainda irregularidades de natureza administrativa no mercado.

O Corpo Florestal resgatou os papagaios e os entregou a um centro especializado.

Você viu?

Ir para o topo