EnglishEspañolPortuguês

Corrida de touros tortura mais um animal este ano

14 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Danielle Bohnen (da Redação)

Um touro de 5 anos e 608 kg , foi a vítima da vez na corrida de touros, intitulada Toro de la Vega, em Tordesilhas, Espanha. Este ano, os organizadores foram obrigados a seguir regras estabelecidas pelo governo, após divulgadas imagens que mostram a crueldade contra os animais, feitas escondidas na festa do ano passado, de acordo com a emissora de televisão TVE.

Entre as exigências, o touro foi solto pelas ruas da cidade um dia antes, a fim de conhecer o caminho a ser recorrido durante a festa e as pessoas foram proibidas de afastarem o animal além dos limites estabelecidos. Fica clara que a intenção não foi proteger o touro da maldade humana e sim proteger a população de uma possível reação do animal contra a tortura a qual é submetido.

Touro de 5 anos é coverdemente torturado e morto em festa tradicional, em Tordesilhas, Espanha (2011). Foto: EFE

A festa foi marcada por protestos e manifestações anti-taurinas e sob um ambiente de polêmica a respeito dos maus-tratos sofrido pelo touro. Desde o último domingo (11), mais de 500.000 ativistas já haviam começado a campanha “Rompe una Lanza”  (Rompa uma Lança – em tradução livre) pelos animais torturados na cidade.

Durante a festa, um touro é solto pelas ruas da cidade. Ele é perseguido e ferido com laças enfiadas em seu dorso pelos moradores até a sua morte. O Toro de la Vega foi declarada uma festa de interesse turístico da Espanha em 1980 e como um espetáculo taurino tradicional em 1999.

A festa deste ano, aconteceu na última terça-feira, 13, e teve início às 11h e acabou às 11h27 com a morte cruel e dolorosa do touro. O morador Oscar Bartolomé Hernandez, mais conhecido como “Zamorano”, deu o golpe de lança final que retirou o último fio de vida do animal. Oscar é um dos “lanceiros” da cidade e não é aprimeira vez que leva para casa um”troféu” de crueldade, logrado à base de tortura e desrespeito à vida.

 

Você viu?

Ir para o topo