EnglishEspañolPortuguês

Barragem ameaça crustáceo que corre risco de extinção, em PE

14 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

A descoberta de uma espécie de crustáceo ameaçada de extinção na área onde será construída barragem no Rio Ipojuca deve dar o tom das discussões de audiência pública para discutir o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da obra, na sexta (16), às 9h, no Hotel Armação, em Porto de Galinhas (PE).

A espécie rara é encontrada na área que vai ser inundada pela barragem. Foto: Divulgação

Trata-se Macrobrachium carcinus, conhecido como pitu. O animal é um dos 238 animais que figuram na Instrução Normativa nº 5, do Ministério do Meio Ambiente, de 21 de maio de 2004, conhecida como Lista Nacional das Espécies de Invertebrados Aquáticos e Peixes Ameaçadas de Extinção.

A barragem, que vai inundar uma área de 604 hectares no Engenho Maranhão, abastecerá o Complexo Industrial e Portuário de Suape a as praias do Litoral Sul, de Nossa Senhora do Ó a Toquinho.

O Rima, disponível no site da CPRH, não cita que o pitu está na lista de espécies ameaçadas. Segundo Petrônio Coelho, especialista em crustáceos, na fase de larva o pitu se desenvolve no estuário, retornando para o rio quando adulto. “Se o curso da água é interrompido, esse movimento migratório não será mais possível e o pitu desaparecerá do Rio Ipojuca”, prevê.

Fonte: JC Online

Você viu?

Ir para o topo