EnglishEspañolPortuguês

Florais ajudam animais e tutores

13 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Quem tem animal em casa sabe bem que algumas situações podem provocar uma mudança de comportamento no animal. Atitudes do próprio tutor podem contribuir para o aumento do estresse, da agitação e até mesmo da agressividade do animal. Há também fatores que estão além do controle humano, mas que não deixam de influenciar, como mortes na família e mudanças inevitáveis de ambiente.

Foto: Anna Kátia Cavalcanti/Esp. DP/D.A Press

Velhos conhecidos nas terapias alternativas aplicadas a humanos, os Florais também são capazes de ajudar animais em situações do gênero. As aparentemente inócuas essências produzidas a partir de plantas são capazes de auxiliar no controle e reparo de emoções negativas, como medo e depressão, evitando assim, doenças físicas. Cada essência corresponde a um sentimento. E muito embora seja senso comum dizer que animais não têm emoções e sentimentos, os Florais têm sido aplicados com sucesso na medicina veterinária.

Apesar de não oferecer riscos nem nenhuma contra-indicação, a terapia com Florais em animais deve ser sempre prescrita por um veterinário, que vai fazer o diagnóstico do problema, afastar causas orgânicas e doenças e ouvir os relatos do histórico comportamental do animal. O tratamento é simples e realizado em casa. Basta aplicar 10 gotas do floral na água ou na boca do animal, duas vezes ao dia. A veterinária Aline Brasilino, acostumada a usar Florais no arsenal terapêutico, recomenda que a aplicação seja feita diretamente na boca. “O produto pode sim ser aplicado na água, mas pode haver o risco do animal não beber todo o líquido, atrasando os efeitos”.

Foto: Anna Kátia Cavalcanti/Esp. DP/D.A Press

Por se tratar de um tratamento natural, ainda há muitas desconfianças relacionadas à eficácia do método, mas a veterinária acredita nos resultados. Aline trabalha com as essências há oito anos e costuma fazer uso dos florais nos seus animais.

“Eu tenho uma cachorra epilética, com 10 anos de idade. Faço uso de florais para controlar o estresse, a ansiedade e o medo dela. O tratamento somado com a acupuntura resultou no fim das crises, mas claro que sempre deve haver manutenção da terapia”. O custo de cada essência é de aproximadamente R$ 16 e a duração do tratamento varia de organismo para organismo.

Fonte: Pernambuco.com

Você viu?

Ir para o topo