EnglishEspañolPortuguês

Gatos de cemitério ganham abrigo, em Jundiaí (SP)

12 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

O cemitério Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí (SP), ganhou recentemente algumas melhorias para evitar a proliferação de gatos e, ao mesmo tempo, dar mais qualidade de vida aos animais que vivem no local. Na semana passada, o cemitério ganhou cinco alojamentos para os animais, compostos por abrigos, compartimento para ração e até bancos de areia. O cemitério sempre foi alvo de reclamações, já que os gatos costumavam sujar os túmulos.

“Com isso, evita-se que os gatos urinem e defequem nas jardineiras dos túmulos. Havia reclamações sobre isso antes”, confirma Raquel Cristina Pereira, voluntária que auxilia no projeto de castração dos gatos. “Agora, a situação é outra, pois houve uma melhora na condição para os gatos.”

Voluntários

Uma voluntária custeou a construção das casinhas e é patrocinadora do projeto de castração. Outra voluntária põe ração no alojamento para os gatos diariamente. E uma equipe de quatro pessoas, incluindo Raquel, faz a captura dos animais para castração – realizada por um veterinário.

Adoção

Até agora, já foram castrados 116 gatos e acredita-se que haja mais 15 para passar pelo procedimento. Os voluntários já conseguiram doar – estimulando a população por meio de faixas de conscientização expostas na entrada do cemitério – 26 filhotes e três gatos adultos.

Os animais castrados recebem uma tatuagem na orelha para identificação e controle. Quando as castrações da população de gatos do cemitério forem concluídas, provavelmente em outubro, gatos que vivem no entorno deverão ser castrados também, para evitar a proliferação. “Muitos gatos de vivem nas casas do entorno do cemitério entram para procriar com os que vivem lá. Já andamos conversando com os moradores que têm gatos e eles estão achando boa a ideia da castração também”, diz Raquel.

Fonte: Portal JJ

Você viu?

Ir para o topo