EnglishEspañolPortuguês

Apesar de proibição, Monsaraz ameaça matar touro durante espetáculo cruel

9 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/A Bola

A população da vila medieval de Monsaraz, no Alentejo, em Portugal, promete voltar a cumprir, no sábado (10) à tarde, a tradição de matar um touro no final de uma novilhada popular, apesar de ser um espetáculo cruel e proibido por lei.

O assassinato vai ocorrer durante as festas em honra de Nosso Senhor Jesus dos Passos, em Monsaraz, concelho de Reguengos de Monsaraz, que se realizam anualmente no segundo fim-de-semana de setembro e que incluem uma tourada (sábado às 17h30min) com a morte do último touro na arena, na antiga praça de armas do castelo.

Segundo a tradição reivindicada pela população e autarquias locais, o espetáculo cruel de tortura – de carácter amador e popular e que termina com a morte ritualizada do touro no final da lide – realiza-se desde 1877, de forma ininterrupta.

No entanto, a Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) voltou a recusar, pelo décimo ano consecutivo, a ‘autorização excepcional’ para o espetáculo com touro de morte, proibido por lei, disse hoje à agência Lusa fonte do organismo.

A população garante, contudo, que a tradição que reivindica vai voltar a ser cumprida no sábado, apesar da proibição e de decorrerem ações administrativas nos tribunais relativas a anos anteriores.

Com informações do DN Portugal

Você viu?

Ir para o topo