EnglishEspañolPortuguês

Protetores e ativistas de Tatuí (SP) organizam projeto para solucionar o abandono de animais

8 de setembro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
Ilustração do projeto (Foto: Divulgação)

O grupo Família Amigos dos Animais de Tatuí (SP) formado por 1554 membros simpatizantes, 87 protetores ativistas e 32 protetores com abrigos independentes busca formas para acabar com o problema dos animais abandonados da cidade. Entre o trabalho realizado por eles está a elaboração do projeto “Postos veterinários de proteção aos animais”, que segundo o grupo, poderá se tornar modelo para o tratamento ético para o sofrimento dos animais abandonados em todo o Brasil.

“Somos um grupo essencialmente de luta, entendemos que só é possível avançar no tratamento ético aos animais, usando a linguagem que os políticos gostam de ouvir – votos. Nosso grupo pretende influenciar decisivamente no resultado das próximas eleições municipais, sempre buscando o objetivo, que é a execução pelo prefeito do projeto dos postos veterinários”, disse o representante da Família, José Franson.

Segundo informações do jornal É Notícia, a execução do projeto dos postos veterinários prevê: esterilização inicial de ajuste, gratuita, de 80% de todas as cadelas e gatas do município diminuindo drasticamente os nascimentos, para evitar que milhares de animais fiquem abandonados nas ruas; instalação de quatro postos veterinários nos bairros, simples, com um veterinário e um ajudante, para consultas gratuitas; e continuar a fazer esterilizações, para que o problema não volte. “Cachorro e gato é igual mato, não adianta carpir aqui e ali, quando voltar o mato cresceu. Tem que ser planejada geograficamente e ter acompanhamento minucioso para que seja definitivamente solucionado. As castrações feitas pelos centros de zoonoses, mesmo aos milhares não conseguem solucionar, continuam aprisionando e matando os animais. É mais barato para a Prefeitura executar o projeto do que continuar capturando, aprisionando e matando os animais”, declarou José.

O representante contou que o grupo procurou o prefeito Gonzaga para falar sobre o assunto, mas ele não os recebeu pessoalmente. Os pedidos foram protocolados na Prefeitura no dia 14 fevereiro de 2011.

O jornal É Notícia entrou em contato com a Prefeitura e a secretária de Saúde, Kátia de Campos Abuchaim, explicou que está sendo feito um estudo pela municipalidade no sentido de verificação de viabilidade em se implantar os postos.

A Família Amigos dos Animais de Tatuí realiza outros trabalhos como a organização dos protetores independentes para ação conjunta; estabelecimento de contatos com ong’s nacionais e internacionais visando divulgar o projeto elaborado em Tatuí e o fortalecimento do grupo;  criação e manutenção do blog Amigos dos animais de Tatuí, referência para protetores de animais, com média de 14 mil acessos mensais –  http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com – ; convênio com os escoteiros tatuianos para estágio sobre vivência em proteção animal; e divulgação do grupo, visando chegar aos dois mil simpatizantes.

Quem quiser participar deve enviar um e-mail para [email protected], escrevendo no assunto – Quero ser membro da família amigos dos animais de Tatuí. Uma vez por semana será enviado e-mail com as notícias do grupo, que não trabalha com doações ou ajuda material.

O grupo está programando para o dia 08 de outubro 2011, um evento pelo fim da crueldade com os animais e pela execução do projeto dos postos veterinários.

Mais informações em http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2011/08/tatui-fara-evento-pela-execucao-do.html

“Pedimos encarecidamente a todos que leiam e analisem o projeto postos veterinários e lutem destemidamente pela execução pelo prefeito. Milhares de vidas de inocentes serão salvas”, concluiu José.

Você viu?

Ir para o topo