EnglishEspañolPortuguês

'Animais são tão sensíveis ao calor quanto crianças', diz veterinária de GO

4 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/G1

A população de Goiânia tem sofrido nos últimos meses com um forte calor que pode prejudicar a saúde de quem vive na capital. Os animais também sofrem com os termômetros alcançando temperaturas elevadas.

A jornalista Danielly Sodré conta que seus dois cachorros da raça shitzu sentem e manifestam o desconforto proporcionado pelo calor: “Eles ficam muito agitados e bebem muita água. Até passear eles não estão querendo. Passeiam muito rapidinho por causa do calor”, afirma.

A dúvida de Danielly é se é recomendável dar frutas para os bichos durante o tempo quente. A veterinária Roseanne Stecca orienta que as frutas não são necessárias porque a ração já é balanceada. Além disso, ela recomenda que a ração seja servida em pequenas porções, três vezes ao dia, porque o calor pode estragar o alimento.

Segundo ela, outros cuidados são necessários, pois é uma época difícil para os animais: “Eles são tão sensíveis quanto as crianças e os idosos. Nesta época do ano aumenta a frequência de vômitos, desidratação, diarréias, alergias e doenças respiratórias. Isso tudo, por causa do tempo quente e da poeira que agride o sistema imunológico”, explica.

Para evitar essas complicações a médica recomenda: “Toalhas molhadas e umidificadores devem ser colocados no ambiente onde o animal vive.”

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo