EnglishEspañolPortuguês

Dezessete animais são adotados em feira promovida pelo CCZ de Atibaia (SP)

2 de setembro de 2011
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

A 19ª Feira de Doação de cães e gatos realizada no último sábado, dia 27, na Praça Aprígio de Toledo, em frente ao Mercado Municipal, em Atibaia (SP), foi um sucesso. Os funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em conjunto com a Associação Ajudajudar e com protetores independentes, conseguiram doar 17 animais, sendo 14 cachorros e 3 gatos.

A parceria proporcionou um melhor atendimento ao público e ainda um tratamento especial aos animais. Houve também limpeza dos cercados onde os animais foram alojados, alimentados e receberam água, tudo com o objetivo de proporcionar a eles o máximo de conforto.

Além disso, o CCZ permitiu, por meio de cadastros realizados anteriormente à feira, a conexão entre interessados em adotar filhotes de cães e gatos e pessoas com ninhadas para doar. Com a medida, quatro pessoas com ninhadas de cães e gatos compartilharam – após autorização do veterinário responsável – o espaço da feira, e também conseguiram doar filhotes.

“Este é um procedimento comumente adotado pelo CCZ, pois possibilita a doação dos animais e evita que eles sejam abandonados”, esclarece o médico veterinário da Secretaria da Saúde, Celso Maruta.

Foto: Divulgação

De acordo com o médico veterinário, “a grande procura em adotar animais e o carinho demonstrado pelas pessoas com eles evidenciaram, mais uma vez, que os conceitos de Guarda Responsável dos Animais podem ser trabalhados, assimilados e cobrados da população”.

Vale ressaltar que, para os filhotes que não estavam castrados serão agendadas cirurgias, no CCZ de Atibaia, sem custos para os adotantes, no momento em que os animais atingirem idade e peso adequados.

Adoção de animais

As pessoas interessadas em adotar um animal não precisam esperar até as feiras de adoção. Elas podem ir direto ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na estrada da Cachoeira, no bairro da Boa Vista. O mapa de acesso encontra-se disponível no balcão de atendimento da Vigilância Sanitária, na Secretaria de Saúde, localizada na Nova Prefeitura, ou pode ser solicitado por e-mail: [email protected] .

“Muitas pessoas receberam o mapa de acesso ao CCZ durante a 19ª Feira de Adoção e foram instruídas a visitar o local. No CCZ, elas podem ver e escolher o animal, dentre os que estão disponíveis, e efetuar a adoção”, afirma o médico veterinário.

A adoção poderá ser feita somente por pessoas maiores de idade, que assinarão o formulário de adoção e guarda responsável do animal. Para efetivar a adoção, a pessoa também precisa apresentar um documento de identidade, CPF, endereço completo e telefone de contato. Concluídas todas essas etapas, o novo tutor já poderá levar o seu animal de estimação para casa.

No CCZ, também há diversos cães de guarda, tais como Pit bulls e Rottweilers, disponíveis para adoção. O médico veterinário ainda salienta que “os interessados na adoção deverão estar cientes das responsabilidades a serem assumidas ao se adotar um animal, que precisará, inclusive, de muito carinho e atenção”.

Atividades do CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses também colabora com o resgate de animais perdidos. As pessoas que encontrarem algum animal perdido na rua podem ligar para a Vigilância Ambiental, no telefone 4414-2460, e passar as informações e características do animal. Já os tutores de animais perdidos ou que fugiram podem ligar para o mesmo telefone e verificar se o animal foi recolhido pelo CCZ ou se a pessoa que o encontrou entrou em contato com a Vigilância.

Outra ação realizada pelo CCZ é o “Programa de Castração Animal”, que continua sendo promovido no município. As inscrições da Região do Centro e do Itapetinga podem ser feitas diretamente pelos telefones: 4414-2459 e 4414-3361 ou e-mail: [email protected] . Para os demais bairros de Atibaia há cadastro reserva.

O CCZ atende de segunda-feira a domingo, das 10h às 11h e das 14h às 15h. Todos os dias, há funcionários capacitados para receber as pessoas interessadas em fazer uma adoção.

Com informações do Atibaia.com.br

Você viu?

Ir para o topo