EnglishEspañolPortuguês

Remédio genérico para animais entra na pauta de votação da Câmara

1 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Depois de oito anos de tramitação no Congresso Nacional, o projeto de lei que permite o uso, a venda e a fabricação de medicamentos genéricos para animais no Brasil vai entrar na pauta de votação do plenário da Câmara. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia.

Hoje, não existem medicamentos genéricos para animais no Brasil. O mercado de remédios de marca movimenta mais de R$ 3 bilhões por ano no país, isso sem contar as vacinas, segundo o deputado César Halum (PPS-TO).

O parlamentar, que é veterinário, destaca que a liberação dos genéricos pode fazer com que o preço dos medicamentos caia até 70%, o que traria vantagens para os produtores.

Halum afirma que os genéricos veterinários também podem trazer vantagens para as famílias em geral.

“No caso dos animais domésticos, permitir que até a população carente trate seu animal adequadamente. Então as vantagens são inúmeras, a gente fica perplexo de imaginar por que esse projeto demorou tanto para ser votado aqui na Casa”, declarou.

O deputado destaca que das dez maiores fábricas de remédios veterinários que atuam no país, nove são estrangeiras. Segundo o parlamentar, também era assim antes de o governo liberar os medicamentos genéricos para humanos, há 12 anos.

Com informações do Jornal Floripa

Você viu?

Ir para o topo