EnglishEspañolPortuguês

Puma é encontrado em reserva localizada em Ponta Grossa (PR)

1 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Um puma da espécie concolor foi filmado no dia 20 de agosto, às 23h28, em uma propriedade adotada pela HSBC Seguros por meio do Programa Desmatamento Evitado (PDE) da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). A propriedade, denominada fazenda Santa Mônica, está localizada em Ponta Grossa, no Paraná, e faz divisa com o Parque Estadual de Vila Velha. As imagens, que foram enviadas pelo co-proprietário da fazenda, Fabiano Rosas Rocha, mostram o quanto a área e a biodiversidade do local estão bem conservadas.

Segundo maior felino do Brasil, o Puma concolor, também conhecido como suçuarana, leãozinho-baio, leãozinho-da-cara-suja e onça-parda, é uma espécie de ampla plasticidade e ocupa vários tipos de ambientes. Com hábitos predominantemente crepusculares e noturnos, este animal permanece em repouso durante o dia, em cima de árvores ou dentro de grutas. Como se pode notar pelo vídeo, o puma é bastante ágil e veloz.

De acordo com o livro vermelho da fauna ameaçada no Paraná, o Puma concolor está com o status de vulnerável no Estado e no Brasil devido à destruição, fragmentação e descaracterização de seu habitat natural; a conseqüente diminuição de suas presas; e a grande perseguição pelo prejuízo a criações domésticas.

Segundo o coordenador do PDE, Denilson Cardoso, por ser uma espécie que está no topo da cadeia alimentar, pode ser considerada como um importante bioindicador da qualidade ambiental e do grau de preservação da área. “Esse é o primeiro registro de imagem na propriedade, há, no entanto, outros relatos dos funcionários e proprietários da presença da espécie, reforçando a necessidade de apoio à conservação desses remanescentes da Floresta com Araucária, raros hoje em dia”, conta.

Fonte: Paranashop

Você viu?

Ir para o topo